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Fiscalização do TCE-PR em 2016 prioriza acesso a creche e gastos com hospitais


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Tribunal fará inspeções em 100 municípios, para verificar universalização de matrícula em pré-escola de crianças a partir dos 4 anos e eficiência no uso de dinheiro repassado a hospitais

Ao longo de 2016, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) vai concentrar suas atividades de fiscalização em duas áreas essenciais do serviço público: educação e saúde. Na primeira, a prioridade é comprovar se os municípios cumpriram a obrigatoriedade de ofertar acesso universal à pré-escola às crianças a partir dos quatro anos. Em relação à saúde, o objetivo é verificar se o dinheiro público repassado a hospitais resulta em bom atendimento à população. As auditorias serão iniciadas na próxima segunda-feira (7 de março).

A meta está detalhada no Plano Anual de Fiscalização (PAF) 2016, anunciado pelo presidente do TCE-PR, conselheiro Ivan Bonilha, durante entrevista coletiva à imprensa nesta terça-feira (1º de março). O PAF 2016 foi aprovado pelo Pleno do Tribunal na sessão de 25 de fevereiro. Além de saúde e educação, a fiscalização atingirá outras áreas: despesa com pessoal (remuneração de médicos e regimes de previdência municipal), governança em tecnologia da informação e financiamentos obtidos de organismos internacionais.

Técnicos do Tribunal farão inspeções pessoalmente em 100 municípios – número que representa um quarto das 399 prefeituras paranaenses. Esse percentual de 25% atende à diretriz estabelecida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), de que os órgãos de controle externo façam pelo menos uma fiscalização in loco em cada município a cada ciclo da gestão local. Nessa perspectiva, todos os municípios paranaenses serão contemplados no prazo de quatro anos. Os nomes dos municípios fiscalizados em 2016 não serão divulgados previamente, para não comprometer a fiscalização.

Na avaliação do presidente do TCE-PR, o novo formato do PAF – concentrado em áreas temáticas prioritárias da administração pública – atende à necessidade de intensificar a fiscalização nos municípios, sem deixar de lado o acompanhamento da gestão estadual e o esforço para a redução do estoque de processos em trâmite na corte, dada a limitação de pessoal.

“A definição dessas áreas temáticas não impedirá a realização de auditorias fora desse escopo, desde que situações extraordinárias relevantes exijam a atuação do Tribunal de Contas”, explica Bonilha. A fiscalização dos órgãos da administração estadual continuará sendo executada pelas Inspetorias de Controle Externo (ICEs) do Tribunal.

“Malha fina” e auditorias

A elaboração e a execução do PAF 2016 estão sendo gerenciadas pela Coordenadoria-Geral de Fiscalização (CGF). Essa unidade segue o modelo de gerenciamento unificado do controle externo já adotado, com sucesso, pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pelos TCEs de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Pernambuco.

“O gerenciamento superior contribui para a padronização dos procedimentos de controle e processos de trabalho, simplificando a burocracia”, defende a coordenadora-geral de fiscalização, Bárbara Gonçalves Marcelino Pereira.

O trabalho será executado em quatro níveis: análise automatizada com base nas disposições legais; fiscalização de itens selecionados pelo sistema de “malha fina”; auditorias in loco integradas e executadas por equipes multidisciplinares; e atuação preventiva, por meio de treinamentos aos órgãos fiscalizados, com base nos dados estatísticos e indicadores gerados nos três níveis anteriores.

Indicadores de desempenho

O PAF 2016 utilizará, de forma mais intensa, indicadores de desempenho das administrações municipais fiscalizadas, consolidados previamente pela Diretoria de Informações Estratégicas (DIE) do Tribunal. Para verificar se as prefeituras estão cumprindo a Emenda Constitucional nº 59/2009 e a Meta 1 do Plano Nacional de Educação – que determinam a universalização, a partir deste ano, do acesso à pré-escola para crianças de quatro e cinco anos –, o ponto de partida será um projeto-piloto de fiscalização integrada, realizado pelo TCE no ano passado. Também serão utilizados índices de efetividade dos gastos municipais com educação.

Um estudo que avaliou os repasses de recursos municipais e estaduais a 100 hospitais do Paraná, incluindo os maiores do Estado, embasará a análise da eficácia da destinação de dinheiro público a esses estabelecimentos de saúde. Com base em informações de 2014 – o último ano com dados consolidados – o TCE constatou que 75 desses hospitais receberam, naquele ano, R$ 1,83 bilhão: R$ 1,28 bilhão repassado pelas prefeituras e R$ 553 milhões pelo governo estadual, por meio de contratos e convênios. Esses repasses representaram, respectivamente, 80% e 92% das despesas municipais e estaduais com hospitais naquele ano.

Tribunal de Contas do Estado do Paraná

Diretoria de Comunicação Social

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