Variedades Vídeos 

VÍDEO: 22 anos da tradição “Folia de Reis” em Ubiratã

A comunidade Rural do município de Ubiratã, mais conhecida como Curva da Onça, mantém a tradição. Há 22 anos comemora com festa a Folia de Reis.

Neste ano a data caiu em uma sexta-feira (6) em pleno dia útil de trabalho, mesmo assim com chuva, centenas de pessoas deixam as casas e o emprego para participar das festividades.

E como toda festa, muita comida. Foram mais de 1.000 quilos de carnes de porco, frango e boi, assadas no espeto, carne moída para rechear pães foram servidos de graça para os participantes.

“Há mais de 21 anos estamos resgatando a cultura e a tradição da Folia de Reis e isso não vai acabar, ano que vem tem mais. Levaremos sempre a mensagem de Reis e proporcionando essas festas para todos”, afirma o membro da comissão organizadora, Vanderlei Resende.

Você sabe o que é a Folias de Reis?

Folia de Reis é um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto católico do Natal, trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, e que ainda hoje mantém-se vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país.

Origens

Na tradição católica, a passagem bíblica em que Jesus foi visitado por reis magos, converteu-se na tradicional visitação feita pelos três “Reis Magos”, denominados Belchior, Baltazar e Gaspar, os quais foram referenciados como santos a partir do século VIII.

Fixado o nascimento de Jesus Cristo a 25 de dezembro, adotou-se a data da visitação dos Reis Magos como sendo o dia 6 de janeiro que, em alguns países de origem latina, especialmente aqueles cuja cultura tem origem espanhola, passou a ser a mais importante data comemorativa católica, mais importante, inclusive, que o próprio Natal.

Comentários
%d blogueiros gostam disto: