FIQUE SABENDO: Secretaria de Saúde esclarece questões relacionadas a vacinas

A Secretaria de Saúde de Ubiratã, vem cumprindo normalmente o cronograma de vacinação  estabelecido em conformidade com o Programa Nacional de Imunização que é organizado pelo Ministério da Saúde, seguindo as normas técnicas estabelecidas nacionalmente no que se refere à compra, distribuição, conservação, manipulação, transporte e aplicação. E para que não ocorra falta, segue orientações do Ministério da Saúde, com um planejamento na administração das vacinas.  “Cada frasco de vacina contem em media 10 doses, com prazo curto de validade após aberto (em média 8 horas de validade), com isso estas vacinas estão sendo aplicadas em dias alternados ou agendadas, para que não sejam desperdiçadas as doses”, explica a enfermeira Flávia Vicente de Andrade, da Vigilância Epidemiológica.

 

A secretária de Saúde, Cristiane Pantaleão, explica que cabe ao município a solicitação da vacina, de acordo com sua necessidade, para a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, que envia ao Ministério da Saúde, e de acordo com a disponibilidade deste Ministério, repassa as doses aos municípios. “Muitas vezes, a quantidade solicitada pelo município para vacinar a população não é enviada pelo Ministério da Saúde ou pela Regional de Saúde, causando atraso na aplicação da vacina”. No entanto, sendo este um problema nacional, o Ministério da Saúde já informou que está regularizando a situação, e realmente vem melhorando nos últimos meses, mas ainda há alguns problemas.

 

Sabendo dessa situação, a secretária de saúde Cristiane Pantaleão, solicita pessoalmente, inúmeras vezes, à Secretaria de Estado em Curitiba e ao Ministério da Saúde em Brasília cobrando a melhoria no repasse das vacinas para os municípios. O Setor da Vigilância Epidemiológica também esta constantemente cobrando da nossa Regional de Saúde o envio da quantidade de vacinas necessária.

 

“A vacina Pentavalente foi repassada para o município num quantitativo inferior ao solicitado, e seguindo a rotina distribuímos esse imunobiológico de maneira igual para todas as unidades de Ubiratã, mesmo assim ocorreu a falta da vacina e estamos aguardando o próximo repasse da Regional de Saúde, que ocorrerá no mês de Agosto. Lembrando que a vacina VIP (injetável), que previne contra Paralisia Infantil, não esta em falta em nenhuma unidade, ocorrendo sua aplicação todos os dias. Não sendo necessária a aplicação concomitante dessas vacinas”, comentou a secretária Cristiane, enaltecendo que mesmo com a crise vivenciada pelo nosso país, Ubiratã é um dos poucos municípios que mantém uma estrutura e equipe adequada para atender a população o mais próximo de sua residência.

 

Compartilhe!