DESENVOLVIMENTO: Índice da Firjan aponta bom desempenho para Ubiratã

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro divulgou recentemente a edição 2015 do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), relativo aos dados oficiais de 2013. A metodologia de pesquisa do IFDM é feita anualmente, tem recorte municipal e abrangência nacional. Estas características possibilitam o acompanhamento do desenvolvimento humano, econômico e social de todos os 5.564 municípios brasileiros de forma objetiva e com base exclusiva em dados oficiais relativos às três principais áreas de desenvolvimento: Emprego/Renda, Educação e Saúde.

A pesquisa que está disponível na íntegra no site da federação (http://www.firjan.com.br/ifdm) aponta que o município de Ubiratã tem e muito do que se orgulhar. O índice de desenvolvimento ubiratanense (0.7574) é melhor do que 4.595 municípios brasileiros, ocupando nesse ranking a posição de número 975. Já em se tratando de Estado, Ubiratã ocupa a 112ª posição, estando a frente de 287 municípios. No ranking anterior de 2015 (ano base 2012), Ubiratã ocupava a posição de número 1.867 no Brasil e a 229 no Paraná, o que demonstra uma considerável evolução.

Separado por áreas pesquisadas, o município de Ubiratã no quesito Emprego/Renda ocupa a 479ª posição no Brasil e 48ª no Paraná. Comparando com o levantamento apresentado em 2015 (ano base 2012), Ubiratã na oportunidade ocupava a 1.386ª posição no Brasil e 149ª no Paraná, demonstrando também uma evolução. Já nos quesitos Saúde e Educação o crescimento do município em âmbito nacional é muito bom, ocupando respectivamente as posições 1.274 e 2.929. Em relação ao Paraná, Ubiratã ocupa a posição 72 referente à educação e 316 referente à saúde.

O bom momento do setor é confirmado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro –Firjan – através do IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal) que coloca Ubiratã como ‘Desenvolvimento moderado’ no índice consolidado. O índice ubiratanense é de 0.7574 em uma escala que vai de 0,0 à 1,0, colocando o município acima dada média nacional que é de 0.6605.

Outro dado importante nesse estudo da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro é a distribuição dos municípios brasileiros por intervalos de desenvolvimento. Nesse quesito Ubiratã está entre os 28,4% municípios do País que são considerados os mais desenvolvidos. Quanto ao emprego e renda ocupa a faixa dos 12,8% dos municípios. No setor da saúde está entre os 26,1% e entre os 26,9% no setor de educação. Ou seja, em todos os quesitos Ubiratã está acima da média se comparado com todos os municípios brasileiros.

Compartilhe!