Retirada de imagens de santos na entrada de Roncador gera polêmica

Um requerimento protocolado na Câmara de Vereadores de Roncador e assinado por três vereadores, pedindo a retirada ou mudanças de local das duas estátuas dos padroeiros do Município, – São Pedro e São Nicolau -, na entrada da cidade, tem gerado polêmica.

As imagens dos dois santos, padroeiros dos católicos (São Pedro) e da grande comunidade ucraniana local (São Nicolau), foram instadas na entrada da cidade, para quem chega de Iretama, na administração do prefeito Agnaldo Chichetti.

O requerimento, já aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores para que as imagens sejam removidas do local, já foi entregue para apreciação do Poder Executivo. O pedido foi protocolado pelos vereadores Ivo Kuchla, Cida do Donizete e José Aparecido da Silva. Autor do requerimento, Kutchla diz que do jeito como está hoje não dá para continuar, apontando, inclusive as ocorrências de acidentes no local.

“Será feita a revitalização na entrada da cidade e no lugar onde estão as imagens está projetado um redondo, por isso é preciso tirar os dois santos dali. Além de não estar sendo feita a revitalização dos monumentos e ainda aumentaram os acidentes no local”, comenta o vereador.

Para ele, ou as imagens são fixadas do lado da rua, ou o Municípios faz a doação para as duas igrejas, que ficariam responsáveis pela manutenção e instalação em outro lugar. “No meu entendimento é só fazer a doação para as igrejas para que elas cuidem e instalem no próprio pátio, onde é o lugar para rezar mesmo”, diz Kutchla, lembrando que quatro acidentes já foram registrados próximo aos dois santos.

“Os acidentes aumentaram na entrada da cidade e o mato está tomando conta das imagens, que foram colocadas para enfeitar a cidade”, completa. Os próprios padres, segundo o vereador, ainda não sabem qual seria a melhora solução. “Falei com um dos padres e ele entende que precisa ser feita alguma coisa.”

Já o vereador José Aparecido, diante da repercussão negativa junto à própria população católica, evitou qualquer tipo de polêmica. Para ele, não há a necessidade de remover as imagens do lugar, mas sim de fazer a readequação. “Estou junto com o vereador Ivo, que é autor do requerimento, mas penso que a única coisa que precisa ser feita é a readequação e limpeza do espaço, inclusive com instalação de iluminação e melhorias. Não há necessidade de retirar os dois santos de lá, mas de repente mudar de posição. Para evitar acidentes, pedi que sejam construídos alguns quebra-molas”, ressaltou o vereador.

Roncador é uma das poucas cidades do Brasil que possui dois padroeiros. Além de São Pedro, o município também tem a “proteção” de São Nicolau, comemorado no dia 6 de dezembro. Esse segundo padroeiro foi instituído em homenagem às tradições e influências ucranianas presente em Roncador. Os próprios vereadores da cidade se mobilizaram e criaram o projeto de Lei N.º10/84, instituindo o segundo Feriado Municipal, no dia 6 de dezembro.

(Tribuna do Interior).

Compartilhe!