Ações do Outubro Rosa em Ubiratã

O município de Ubiratã mais uma vez aderiu ao movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa, cujo objetivo principal é chamar a atenção para a importância das mulheres regularmente fazer a mamografia, (exame, que pode diagnosticar precocemente o surgimento de um tumor) e que contribui para aumentar as chances de cura e reduzir as mortes causadas pela doença. A mamografia é o único método seguro de diagnóstico precoce do câncer de mama.

Durante todo o mês de outubro, as unidades de saúde Vila Esperança, Central, Panorama, Josefina, São Joaquim, Boa Vista, Vila Recife e Yolanda estarão desenvolvendo diversas atividades exames preventivos, palestras, apresentações, atividades físicas, entre outras.

A Secretaria de Saúde convida as mulheres a participarem das atividades do Outubro Rosa.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

UNIDADE CENTRAL

Intensificar consulta de enfermagem com Coleta de Preventivo e Exame das Mamas
– 09/10 – Coleta das 19:00 as 21:30 horas;
– 26/10 – Coleta das 19:00 as 21:30 horas;

Reunião de educação em saúde com o assunto autoestima e auto cuidado – auto exames das mamas e depoimentos de quem já passou por um câncer de mama (nesse dia haverá maquiagem, esmaltação de unhas e escova capilar)
– 17/10 – Início das 13: 00 as 17:00 horas.

UNIDADE JOSEFINA

23/10 (segunda-feira)

MANHÃ:
– Atividade Física com Educador Ricardo
– Sorteio De Brindes
NOITE (A partir das 18:00 horas):
– Coleta de Preventivo
– Ariady – Maquiagem e Orientação de Técnicas de Maquiagem

24/10 (terça-feira) – Dia D

MANHÃ e TARDE:
– Palestra com Cirurgião Dentista Adelson – Cuidados com Saúde Bucal
– Palestra com Enfermeiro Rafael – Câncer de Mama e Útero
– Avaliação de Câncer Bucal

25/10 (quarta-feira)

MANHÃ:
– (10:00 horas) Apresentação de Ginastica Rítmica e Mini Aula de Zumba – Promovido pelo Centro Cultural

26/10 (quinta-feira)

NOITE (A partir das 18:00 horas):
– Coleta de Preventivo
– Ariady – Maquiagem e Orientação de Técnicas de Maquiagem

UNIDADE BOA VISTA

– PREVENTIVO NOTURNO: nas terças-feiras, dias 17, 24 e 31, a Unidade estará aberta em contraturno para atender a população feminina que não pode vir até a unidade, com exames preventivo e exames das mamas.

– CONSULTA AMIGA: Durante todo o mês de outubro todas as consultas de enfermagem, médicas e odontológicas, abordarão a importância dos exames de citopatologia oncótica e mamografia para as mulheres na faixa de rastreamento.

– PROGRAMAÇÃO CONSCIENTE: Neste mês de outubro a televisão da unidade vai exibir vídeos focados na prevenção de cânceres dentre este os de mama e de colo de útero.

– ATIVIDADE “SAÚDE COMEÇA PELA BOCA”: A dentista Carolina Farinazzo e a nutricionista Vandrea Esteves vão ministrar uma palestra para toda a população na recepção da unidade, na noite do dia 19, às 19 horas, abordando hábitos alimentares importantes na prevenção do câncer e cuidados com a saúde bucal que previnem Câncer de Boca.

ACS AMIGA: As Agentes Comunitárias de Saúde intensificarão as buscas de mulheres faltosas, na persistência de recusa, organização de um grupo de mulheres que não desejam fazer preventivo e mamografia.

VIDA ATIVA É VIDA SEM CÂNCER: Todas as segundas-feiras do mês de outubro, o educador físico Ricardo vai conduzir atividades físicas e motivacionais na quadra do Conjunto Boa vista as 8:00 horas.

Obs.: Algumas destas atividades estão sujeitas a mudanças de data ou horário em casos de intempéries climáticas.

UNIDADE PANORAMA

– Palestra no dia 26/10 às 14:00h com a enfermeira Solange, o educador físico Ricardo e o médico Dr. Maykon, sobre a saúde da mulher e prevenção de Câncer de Mama.

– Coleta de exame de preventivo a noite no 17/10 (terça-feira).

– No dia 17/10 (terça-feira), às 18:45 horas, juntamente com as coletas de preventivos, haverá uma orientação sobre beleza com a enfermeira Ariady.

– Teremos a semana de prevenção de Câncer Bucal, entre 23/10 a 27/10/2017 onde serão realizadas as avaliações no Posto durante o dia.

UNIDADE SÃO JOAQUIM

– 10/10 (terça-feira), as 13:30 horas, na recepção da Unidade São Joaquim, palestra sobre menopausa com a fisioterapeuta Libna;
16/10 (segunda-feira), as 13:30 horas, na recepção da Unidade São Joaquim, palestra sobre o uso correto de hormônios com a farmacêutica Magaly;
– 18/10 (quarta-feira), as 18:30 horas, coleta preventivo – prevenção câncer colo de útero com a enfermeira patrícia e a técnica em enfermagem Elisangela;
– 19/10 (quinta-feira), as 08:30 horas, no Ginásio de Esportes, palestra sobre câncer de útero e câncer de mama, com a médica, Dra. Jeannie;
– 20/10 (sexta-feira), as 08:30 horas, na delegacia, palestra e orientações com o tema: “O que é Outubro Rosa”, teste rápido, avaliação esquema vacinal, entrega preservativo, orientações métodos contraceptivos, com a enfermeira Patrícia e a agente comunitária Solange;
– 23/10 (segunda-feira), as 13:30 horas, na Unidade São Joaquim, haverá chá-bingo para mulheres, palestra, sorteio de brindes, bingo, aferir PA e HGT, atendimento beleza, palestra com tema: “violência doméstica”; “ansiedade, depressão, qualidade de vida”, com a assistente social Franciele e a psicóloga Tatiane.

UNIDADE VILA RECIFE

Do dia 16 a 20 de outubro:
– 17/10 (terça-feira) – palestra com enfermeiro Rafael, sobre o câncer;
– 18/10 (quarta-feira) – palestra com nutricionista;
– 19/10 (quinta-feira) – atividade física com Ricardo e Cofee Breack (a tarde). A noite haverá coleta de preventivo;
– 20/10 (sexta-feira) – palestra sobre câncer bucal com a Nathalie.

UNIDADE: YOLANDA

– 17/10 (terça-feira) – Palestra sobre Câncer de Colo de Útero – Educação e Saúde
– 23/10 (segunda-feira) – Palestra sobre Câncer de Mama – (Manhã)
– 23/10 (segunda-feira) – Dia da Beleza – (Tarde).

Compartilhe!