Espionagem industrial: auditor da Receita Federal que mora em Ubiratã é preso pela Polícia Federal do Rio Grande do Sul

Dois mandados judiciais foram cumpridos na manhã de hoje, em Cascavel, em operação da Polícia Federal do Rio Grande do Sul.

Segundo as informações, um auditor da Receita Federal foi preso na cidade. Ele mora em Ubiratã, mas trabalha em Cascavel.

O nome dele não foi divulgado.

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (10), a Operação Spy para apurar práticas de espionagem industrial, realizadas através do acesso a bancos de dados internos da Receita Federal.

Os policiais federais, que contam com auxílio de agentes da própria Receita, cumprem mandados nas cidades de Canoas e Cachoeirinha, no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro (RJ), Cascavel (PR) e Brasília (DF).

Foram expedidos oito mandados de prisão preventiva e 12 de busca e apreensão. Até o momento seis pessoas foram presas. Cerca de 60 policiais federais e 10 servidores da Receita Federal.

A investigação começou em setembro de 2016 por meio de informações da Corregedoria da Receita Federal. Os dados relacionados à atividade de comércio exterior estavam sendo extraídos de sistemas internos e sendo repassados, por meio de pagamentos, para empresas que desempenham atividades de exportação ou importação.

Os crimes investigados na Operação Spy são corrupção ativa e passiva, e lavagem de dinheiro.

Fonte: CGN – Maycon Corazza

Compartilhe!