Quais eram os primeiros nomes dessas 7 empresas que fazem parte do seu dia-a-dia?

Muitas empresas são fundadas ao longo da história, no entanto, não são todas que conseguem perpetuar o nome de sua marca. Muitos dizem que o sucesso do negócio está no nome e realmente, é algo que deve ser levado muito em consideração. Se seu público não tiver afinidade com o nome que a marca veicula, é bem provável que logo se esqueça dela. Isso vale para nomes estranhos e até mesmo aqueles que são muito grandes, visto que se tornam fáceis de serem esquecidos. Marcas famosas pelo mundo inteiro acabaram sofrendo com algo parecido.

Muitas empresas que fazem parte de nosso dia a dia acabaram alterando o nome que tinham inicialmente. Seja por questões de direitos autorais, ou simplesmente porque perceberam que aquela definitivamente, não era a melhor escolha. Assim que fizeram a troca, conseguiram deslanchar de forma impressionante, conquistando cada vez mais público. Abaixo separamos algumas delas, dá uma olhada!

1 – BackRub – Google

Com certeza você utiliza a ferramenta de buscas de forma bastante frequente. O que poucos sabem é que no ano de 1996, a empresa foi fundada com o nome de BackRub. Foi apenas em 1998 que os fundadores, Larry Page e Sergey Brin decidiram mudar o nome. Desta forma, o Google estaria definitivamente destinado a se transformar em uma das mais famosas ferramentas de busca do mundo. Este novo mundo reflete a missão da empresa de disponibilizar uma quantidade infinita de informações.


2 – Research in Motion – Blackberry

Fundado no ano de 1984, com o nome de Research in Motion (Pesquisa em Movimento), foi um dos primeiros grandes desenvolvedores da tecnologia de dados sem fio em toda a América do Norte. Foi apenas em janeiro de 2013 que a marca anunciou a mudança de nome para o tão conhecido BlackBerry. Embora a marca não esteja mais no ranking das mais famosas, ainda é bastante lembrada e reconhecida.


3 – Tokyo Tsushin Kogyo – Sony

Dá pra imaginar que uma das mais famosas marcas de tecnologia do mundo, já teve um nome desses? Pois é, a marca foi fundada no ano de 1946 e responsável pelo lançamento do primeiro rádio transmissor japonês, exatamente no ano de 1955. Seu nome foi alterado apenas em 1958, para Sony Corporation.


4 – Starbucks Coffee, Tea and Spice – Starbucks

Para quem ainda não conhece a origem do nome, ele foi inspirado em um personagem de “Moby Dick”. Para ser mais exato, no assistente do capitão Ahab, chamado Starbeck. Durante algum tempo, o logo da cafeteria possuía as inscrições coffe, tea and Spice, no entanto, algum tempo mais tarde Howard Schultz, que foi CEO da empresa no início, decidiu deixar apenas Starbucks, que se transformou em uma das mais famosas empresas no ramo cafeeiro do mundo.


5 – Blue Ribbon Sports – Nike

A empresa Nike era inicialmente conhecida pelo seu comprido nome: Blue Ribbon Sports. Originalmente ela servia como uma distribuidora de sapatos, pertencente ao japonês Onitsuka Tiger. Na época em que foi fundada, contava com apenas 1.200 dólares em sua conta bancária… Bem diferente do que é atualmente, com certeza. Foi apenas depois de um tempo que a empresa adotou o nome Nike, que se refere à deusa grega da vitória.


6 – Stag Party – Playboy

Por muito pouco uma das mais famosas revistas eróticas do mundo não teve outro nome. O empresário Hugh Hefner  contou que inicialmente, queria nomear a revista como Stag Party. No entanto, foi de última hora que decidiu mudar de ideia. De acordo com ele: “Eu queria chamar a revista Stag Party, influenciada por um livro de desenhos animados que eu tinha. Eu estava procurando uma figura masculina de algum tipo e pensei em um animal de smoking que nos separará“. A questão é que ele recebeu um ultimato da revista Stag, que já existia, dizendo que nomear a revista erótica de tal forma seria uma violação. Portanto, rapidamente decidiu mudar o nome para Playboy.


7 – Jerry and David”s Guide to the World Wide Web – Yahoo

Claro, não poderíamos deixar de encerrar a matéria com esse gigante nome inicialmente atribuído ao Yahoo. Seus co-fundadores, Jerry Yang e David Filo, faziam doutorado na Universidade de Stanford quando resolveram desenvolver o que se tornaria uma das mais famosas ferramentas de busca. Bom, por sorte, devem ter percebido que o nome era grande demais. Pouco tempo depois, optaram por chamar a empresa apenas de Yahoo.

 

Compartilhe!