Equipe de Saúde Bucal da Unidade Vila Esperança realiza atividade de prevenção ao câncer

O câncer, embora muito estudado, constitui-se ainda numa grande interrogação para a ciência. É uma doença crônica, degenerativa, de rápida e incontrolável proliferação e muitas vezes fatal. O câncer de boca e orofaringe está relacionado principalmente ao tabagismo e etilismo. Ambos acometem principalmente indivíduos do sexo masculino e acima de 40 anos. O comportamento é bastante agressivo, apresentando metastatização cervical precoce. Geralmente é diagnosticado em fases avançadas e o tratamento pode incluir mutilações que diminuem consideravelmente a qualidade de vida do indivíduo.

 

No Brasil, a incidência do câncer bucal é considerada uma das mais altas do mundo, estando entre os 6 tipos de câncer mais comuns que acometem o sexo masculino e entre os 8 mais comuns que atingem o sexo feminino. Pode ser considerado o câncer mais comum da região de cabeça e pescoço, excluindo-se o câncer de pele. Diante da significância desta enfermidade, medidas preventivas são fundamentais para evitar o aparecimento de lesões, diminuir a gravidade das consequências e elevar a qualidade de vida da população.

 

Na manhã do dia 8 de novembro, após um planejamento em conjunto com a Cooperativa Agroindustrial União – Coagru, a Equipe de Saúde Bucal da Unidade Básica de Saúde Vila Esperança realizou uma atividade voltada aos colaboradores. Foram realizados 71 atendimentos individualizados de exame clínico e físico focados na detecção de lesões sugestivas de Câncer Bucal, além de avaliações dentárias e periodontais. Além disso, foram ministradas dezenas de palestras e orientações em grupo sobre os cuidados com a saúde bucal, fatores de risco ao Câncer Bucal e instrução sobre o Autoexame da boca. Aos participantes da ação foram distribuídos folhetos explicativos sobre higiene e Câncer Bucal. “Acreditamos que essa aliança entre a Equipe de Saúde Bucal e a Coagru foi um diferencial em ações em saúde e na vida de todos os participantes e envolvidos”, relatou Naira, dentista da UBS Esperança.

Compartilhe!