Dia do Ciclista entra no calendário oficial do país; data é celebrada em 19 de agosto

Data faz homenagem a ciclista que morreu atropelado em Brasília em 2006. Medida busca estimular uso da bicicleta e promover paz no trânsito.

O presidente Michel Temer sancionou nesta quarta-feira (22) a lei que cria o Dia Nacional do Ciclista. O evento passa a ser celebrado no dia 19 de agosto, em todo o país. A lei foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta.

A data foi aprovada com o propósito de “aprimorar e criar novas oportunidades para promover a educação para a paz no trânsito”, também estimulando o “uso da bicicleta, a cidadania e a mobilidade sustentável e plural”.
Na justificativa enquanto tramitou no Congresso Nacional, o dia 19 de agosto foi escolhido por ser “emblemático”. Nesta data, em 2006, morreu atropelado o biólogo brasiliense Pedro Davison.

Ele foi atingido por um carro aos 25 anos, enquanto andava de bicicleta no Eixão Sul, via expressa da capital federal, que é fechada ao tráfego de veículos aos domingos e se transforma em área de lazer. O motorista foi condenado à prisão no semiaberto por homicídio com dolo eventual. Desde então, a data já é lembrada por ciclistas do país.

Compartilhe!