Operação Égide: Polícia Federal realiza 15 mandados de busca e apreensão em Ubiratã

Operação Égide

O nome tem origem no significado da palavra que é proteção, escudo, defesa, a fim de representar a proteção da polícia para a sociedade

Objetivo da operação: desarticular duas organizações criminosas voltadas para o tráfico de drogas, assaltos, homicídios e também corrupção de menores

A investigação durou aproximadamente 4 meses, constatando dez fatos criminosos praticados pelos investigados. Algum dos crimes levaram à prisão em flagrante de investigados, outros serão presos no dia de hoje.

As investigações demonstraram q os investigados buscavam a hegemonia para a prática de crimes na Cidade de Ubiratã/PR, bem como o tráfico de drogas realizado de dentro do Presídio de Foz do Iguaçu, através de telefones celulares.

Cerca de 100 policiais federais vão cumprir 12 mandados de prisão preventiva, 02 de condução coercitiva e 20 mandados de busca e apreensão. 01 mba em cascavel; 01 mba em Londrina; 02 mba em Nova Aurora; 01 mba em Foz do Iguaçu e 15 mba na Cidade de Ubiratã.

O que também chamou a atenção da Polícia Federal foi a prisão de uma mulher, acusada de aliciar a filha de 13 anos à prostituição.

Segundo a Polícia Federal, a mãe “agenciava” os programas da filha em Ubiratã, Nova Aurora e Cascavel. A adolescente foi encaminhada ao Conselho Tutelar.

Os crimes descobertos estão previstos nos artigos 33 e 35 da Lei 11.343/06, Art. 2, da Lei 12.850/13, art. 14 da Lei 10.826/03, art. 244 A e B da Lei 8069/90

 

A Polícia Federal divulgou áudios da mulher que foi presa na Operação Égide por ter participação na quadrilha, com tráfico de drogas e aliciamento de menores.

Ela obrigava a filha de 13 anos a prostituição.

Em uma das ligações grampeadas pela polícia com autorização da Justiça, a suspeita conversa com uma amiga sobre um programa que teria agenciado para a filha.

Para a amiga ela revela que a filha de 13 anos saiu com um homem, conhecido como “Dema” e que seria bem mais velho que a adolescente.

“Ela antes de sair de casa falou que não ia lamber ele não, nem beijar ela ia, porque ele era velho”, revelou a mãe da menina.

Ainda durante a conversa, ela revelou que a jovem se enrolou e demorou mais de uma hora para sair de casa, enquanto o homem a esperava na frente de um mercado em Ubiratã.

Quando a menor saia para o encontro a mulher afirmou ter dito “Pede 150 (reais) fia… Quando estiver deitada com ele, agrada ele, tira uma foto e pede mais dinheiro. Diz que é menor”.

Na ligação a mulher informa ainda que disse para a filha que deveria seguir até um motel conhecido, pois lá era escuro e ela ficaria mais a vontade.

A conversa continua, até que a mãe da menina diz: “Mas sabe o que nega, aqui ela vai criando mais juízo, sabe?”.

A investigação da Operação Égide durou quatro meses e na manhã desta sexta-feira (24) prendeu oito pessoas. O responsável por coordenar a quadrilha seria um detento da Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu. Os mandados foram cumpridos na cidade de Cascavel, Foz do Iguaçu, Ubiratã, Nova Aurora e Londrina.

A adolescente de 13 anos foi levada ao Conselho Tutelar. A mãe de menina responderá pelo crime de aliciamento de menores.

Redação Catve.com

Compartilhe!