VÍDEO: 23 ANOS DA TRADIÇÃO “FOLIA DE REIS” EM UBIRATÃ

A comunidade Rural do município de Ubiratã, mais conhecida como Curva da Onça, mantém a tradição. Há 23 anos comemora com festa a Folia de Reis.


Neste ano a data caiu em uma sábado (6), centenas de pessoas deixam as casas e o emprego para participar das festividades.

E como toda festa, muita comida. Foram mais de 1.400 quilos de carnes de porco, frango e boi, assadas no espeto, carne moída para rechear pães 3000 mil foram servidos de graça para os participantes.

“Há mais de 22 anos estamos resgatando a cultura e a tradição da Folia de Reis e isso não vai acabar, ano que vem tem mais. Levaremos sempre a mensagem de Reis e proporcionando essas festas para todos”, afirma o membro da comissão organizadora, Vanderlei Resende.

VOCÊ SABE O QUE É A FOLIAS DE REIS?

Folia de Reis é um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto católico do Natal, trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, e que ainda hoje mantém-se vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país.

ORIGENS

Na tradição católica, a passagem bíblica em que Jesus foi visitado por reis magos, converteu-se na tradicional visitação feita pelos três “Reis Magos”, denominados Belchior, Baltazar e Gaspar, os quais foram referenciados como santos a partir do século VIII.

Fixado o nascimento de Jesus Cristo a 25 de dezembro, adotou-se a data da visitação dos Reis Magos como sendo o dia 6 de janeiro que, em alguns países de origem latina, especialmente aqueles cuja cultura tem origem espanhola, passou a ser a mais importante data comemorativa católica, mais importante, inclusive, que o próprio Natal.

Compartilhe!