Anvisa proíbe venda de 2 produtos que prometem emagrecimento

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a fabricação, distribuição e comercialização de dois produtos por prometerem o emagrecimento sem comprovação para tal, entre outras causas, como a falta de registro.

O anúncio foi divulgado no portal oficial da Anvisa.

Produtos emagrecedores proibidos pela Anvisa

De acordo com o boletim, foram vetadas a fabricação, distribuição, comercialização e divulgação de todos os lotes do produto “Chitosan + Associações”, da marca Powerlip, e da mistura para o preparo de matchá sabor limão com gengibre, da marca Pholias e Nati Pholianegra, fabricado por Attivos Magisttrais Indústria e Comércio Ltda.

O primeiro trata-se de complexo de café verde, colina e outros componentes em cápsula que promete queima de gordura e emagrecimento. Já o segundo é um pó para preparo de matchá, um tipo de chá, que também é anunciado como redutor de peso.

Segundo a Anvisa, ambos os produtos não possuíam registro junto à agência. Além do mais, o primeiro alegava emagrecimento, enquanto o segundo continha alegações não autorizadas de “saciedade precoce” e “redução de peso” nos materiais de publicidade, além de não possuir comprovação de segurança para sua utilização como alimento.

Suplemento alimentar também foi proibido

A Anvisa também proibiu a fabricação, distribuição, comercialização e divulgação de todos os lotes do produto “Sem dollor stratus com sucupira branca”, fabricado por Da Fazenda Sll Cogumelo Ltda-me, considerando que estava sendo comercializado como suplemento alimentar. De acordo com o informe, a sucupira branca não possui autorização para uso alimentar no país.

Compartilhe!