CLINICA MÉDICA MEDENGE REALIZA TESTE DE AUDIOMETRIA

A Clínica Médica e Segurança do Trabalho – Medenge  – Conta com uma equipe altamente capacitada para desenvolver serviços especializados em medicina e segurança do trabalho, com equipamentos de avaliação devidamente aferidos e calibrados.

A Medenge realiza o teste  de Audiometria…

 

O QUE É UMA AUDIOMETRIA?

A audiometria é um exame que tem como objetivo avaliar a capacidade do paciente para ouvir e interpretar sons. Através do exame detectam-se possíveis alterações auditivas e permite orientar o paciente sobre as medidas preventivas ou tratamentos mais adequados para cada caso.Existe também a Audiometria ocupacional , que tem como finalidade de avaliar a audição dos trabalhadores expostos á ruído no trabalho, para detectar possíveis alterações auditivas e a partir daí adotar medidas no intuito de de evitar o agravamento da audição do trabalhador e suas consequências legais para a empresa.

O exame deve ser realizado por um fonoaudiólogo devidamente habilitado, pois, esse profissional consegue diagnosticar qualquer anormalidade, medir a intensidade e verificar qual o tipo de perda auditiva que pode ter afetado o paciente.


Quando o exame de Audiometria é indicado?

O exame de audiometria normalmente é solicitado quando há necessidade de avaliar a capacidade auditiva do paciente, principalmente se existir suspeita de perda auditiva ou quando ocorrem traumas, tímpano rompido, uso excessivo de medicamentos diversos, infecções e história hereditária de perda auditiva. Alguns elementos também devem ser levados em consideração como, por exemplo, fatores psicológicos, emocionais e até odontológicos.


COMO É O EXAME DE AUDIOMETRIA ?

O exame de audiometria é realizado por um fonoaudiólogo devidamente habilitado. Trata-se de um teste rápido, simples e indolor, no qual, o paciente é colocado dentro de uma cabine acústica livre de ruídos do ambiente.Existem dois tipos mais usuais de audiometria, sendo: tonal e vocal. O primeiro teste visa estimar o grau e o tipo de perda auditiva, já o segundo, pesquisa a capacidade de detectar a fala humana. Nos dois casos um fone de ouvido é usado e para que o exame seja realizado com sucesso é necessária a participação ativa do paciente.

 

Audiometria Tonal: Avalia as respostas do paciente a sons, emitidos em diversas frequências, detectando assim o grau e o tipo de perda auditiva. É considerado um teste subjetivo porque depende da resposta do examinando aos estímulos auditivos fornecidos pelo examinador. Pode ser feito por via aérea comum ou por via óssea.

Audiometria Vocal: Avalia a capacidade de compreensão da fala humana. O paciente demonstrará sua percepção e compreensão da fala humana emitida pelo examinador.


PORQUE A AUDIOMETRIA É IMPORTANTE?

É extremamente importante cuidar da sua audição. Sempre que observar qualquer possível alteração ou suspeitar de perda auditiva, procure um médico otorrinolaringologista e posteriormente um fonoaudiólogo!

A realização regular da audiometria é uma medida de precaução, avaliar periodicamente a sua capacidade auditiva pode ajudar a detectar precocemente uma possível alteração.


A MEDENGE  ESTÁ CREDENCIADA NA CISCOMCAM PARA REALIZAÇÃO DE EXAMES PELO SUS EM AUDIOMETRIA, ESPIROMETRIA E TESTE DA ORELHINHA. CONTA TAMBÉM COM SESSÕES DE FONOAUDIOLOGIA TONAL, VIA ÓSSEA E VOCAL.

MEDENGE 

CLINICA MÉDICA E SEGURANÇA DO TRABALHO 

Fone: (44) 3543-3058 / (44) 9 9936 2422

                        Av. Nilza de O. Pipino – 1551 – Centro                          

“ SUA SEGURANÇA É O NOSSO TRABALHO! ” 

Comentários