Curso de técnica Shantala com mamães da Unidade de Saúde Vila Esperança

Foi realizado no dia 21 de fevereiro, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Esperança, o curso de técnica Shantala, com a instrutora Terapeuta Ocupacional, Ana Luíza Horst. A Shantala é uma técnica de massagem milenar, com o surgimento na Índia, na qual, foi descoberta pelo Frédérick Leboyer (médico francês obstetra humanizado). Frédérick se deparou com uma mulher na calçada realizando a massagem em seu bebê.  Em homenagem a essa mãe, o nome da técnica de massagem em bebês chama-se Shantala.

 

Segundo a Terapeuta Ocupacional Ana Luíza Horst, a técnica Shantala, proporciona por meio da massagem (toque), não apenas o desenvolvimento neurológico, motor, cognitivo, mas principalmente o vínculo afetivo e o entendimento das mães sobre a importância do toque.

 

“Shantala traduz um momento especial, dando a oportunidade aos pais um contato maior com o bebê. O toque carinhoso, através do toque das mãos é a melhor forma de aproximação, após um dia trabalho. Esse toque ajudará aos pais conhecerem o corpo da criança e como ela se comunica, facilitando muito os dias mais difíceis da criança”, comentou a Terapeuta Ocupacional Ana Luíza Horst.

 

“O intuito do curso é transmitir todo o conhecimento sobre a técnica e sobre experiências com famílias. E poder aflorar a maternidade e paternidade de maneira prazerosa para que os pais percebam que são capazes sim de cuidar dos seus filhos. Mesmo com esse aprendizado de criar que é diário”, destacou a enfermeira responsável pela Unidade Vila Esperança, Solange Fabris.

 

Além do aprendizado sobre Shantala, também foi orientado sobre o banho de ôfuro no bebê, ou como é mais conhecido, Banho de Balde.

Compartilhe!