Ubiratã implanta sistema de monitoramento por câmeras

O Município de Ubiratã encerrou a primeira fase do projeto de monitoramento por câmeras concebido por meio de uma parceria Público/Comunitária. A primeira fase consistiu na instalação de oito câmeras em pontos estratégicos da cidade, e a instalação da central de recepção das imagens no Copom da Polícia Militar. Técnicos da empresa que venceu a licitação para instalar o sistema de monitoramento realizaram o treinamento da equipe que vai trabalhar na central.

[sociallocker id=”10445″]
O objetivo é vigiar a cidade 24 horas por dia e denunciar as ações criminosas, permitindo à polícia mais agilidade na identificação dos meliantes. E para facilitar ainda mais o trabalho da polícia, as câmeras são dotadas de tecnologia HD e Full HD Speed Dome, que permite captar imagens em alta definição e com giro de 180 graus. Algumas câmeras são dotadas ainda de sistema OCR Óptical que permite reconhecimento de caracteres faciais.

O projeto foi formatado pelo juiz da Comarca de Ubiratã, Ferdinando Scremin Netto, e mobilizou todos os seguimentos da comunidade como Prefeitura, Câmara Municipal, Associação Comercial, cooperativas, clubes de serviço, sindicatos, igrejas, associações comunitárias entre outros.

“Com esse grau de tecnologia, o sistema de monitoramento de Ubiratã é o primeiro do Paraná”, afirmou o juiz, ressaltando a importância do envolvimento da comunidade no processo de auto afirmação do projeto.

Para a aquisição das câmeras e dos equipamentos da central foram arrecadados cerca de R$ 180 mil por meio de doações. Esse trabalho foi conduzido pelo Conselho de Segurança do Município (CONSEG). A proposta inicial do projeto é instalar cerca de 45 câmeras. As oito câmeras instaladas já estão sendo testadas.

O juiz Ferdinando Scremin revelou que o projeto de vídeo monitoramento ganhou espaço em sua agenda quando assumiu a direção da comarca, em setembro de 2015. “Na minha posse falamos desse projeto e hoje é uma satisfação e uma realização muito grande”, acrescentou, agradecendo o apoio que recebeu da comunidade ubiratanense.

O prefeito Haroldo Fernandes Duarte – Baco, enalteceu o empenho dos diversos segmentos da comunidade e a união dos poderes municipais no que ele destacou como sendo uma grande conquista para o setor de segurança pública de Ubiratã. “Com certeza teremos uma cidade com mais segurança para todos”, destacou Baco.

[/sociallocker]

Compartilhe!