Lions Clube implantará Casa de Apoio à criança em tratamento de câncer

De 18 a 22 de abril, das 9 às 21 horas, na sede do Lions Clube de Cascavel, na Rua Riachuelo, 666, esquina com a Rua da Bandeira, em Cascavel, acontece a EXPOVERDE – Exposição-feira de Flores e Plantas Ornamentais, evento no qual serão comercializadas dezenas de espécies de flores e plantas ornamentais. Na ocasião também haverá venda de artesanatos regionais e ainda uma praça de alimentação completa com doces e salgados e que oferecerá também as delícias servidas por um food truck.

O principal motivo do evento é a captação de recursos para a implantação da Casa de Apoio à Criança em Tratamento de Câncer, cujo lançamento acontecerá em breve.

Além de ajudar na implantação da Casa de Apoio, a renda da EXPOVERDE será destinada ao recanto da Criança e também à APAE.

Casa de apoio

Hoje, todo o atendimento a crianças em tratamento de câncer vindas das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná e também do Mato Grosso do Sul é oferecido pela Uopeccan, em Cascavel.

Outros estabelecimentos especializados em atendimento médico infantil, mais próximos dessas regiões, estão em Londrina e Curitiba. As crianças que vêm para Cascavel, deslocadas num raio de 200 a 300 quilômetros para se submeterem ao tratamento e que não podem voltar para casa, acabam ficando internadas no hospital e seus pais precisam buscar outros locais para que possam descansar e se alimentar.

Essas famílias que diariamente enfrentam a doença de seus filhos e ainda precisam se deslocar em busca de tratamento, carecem de um lugar em que possam ficar alojados com dignidade, com ou sem as suas crianças, inclusive nos fins de semana.

Idealizada para funcionar na cidade de Cascavel, Paraná, em endereço ainda a ser definido, a Casa de Apoio Lions Clube vem justamente para suprir essa demanda e amenizar um pouco o sofrimento dessas pessoas.

A meta da Casa de Apoio é atender por dia, de início, a nove pessoas, às quais serão oferecidas três refeições diárias, cama e banho. A Casa disponibilizará também roupas limpas aos hóspedes que precisarem. Roupas essas que serão arrecadadas junto à comunidade. O funcionamento do local será coordenado por uma caseira que receberá os hóspedes, passando aos mesmos as regras de funcionamento, bem como todas as informações necessárias para a estada na Casa de Apoio.

O local tem como principal diferencial o formato de uma casa comum, aconchegante, com cara de casa mesmo, onde os próprios pais poderão preparar a refeição de acordo com a necessidade de cada um. O objetivo primordial, além de acolher essas pessoas, é fazer com que fiquem confortáveis e à vontade, como se estivessem em suas próprias casas.

A Casa de Apoio vai destinar-se exclusivamente ao acolhimento de famílias vindas de cidades mais distantes, com a necessidade da permanência em Cascavel e que não tenham condições financeiras para hospedagem em hotéis.

Os Clubes responsáveis pela idealização e implantação desse projeto são as seguintes:

-Lions Clube Cascavel

-Lions Clube Cascavel Serviços

-Lions Clube Ubiratã

-Lions Clube Nova Aurora

-Lions Clube Corbélia

-Lions Clube Laranjeiras do Sul

-Lions Clube Dois Vizinhos

-Lions Clube Foz do Iguaçu – Itaipu

-Lions Clube Missal

-Lions Clube Medianeira – Parque Iguaçu

-Lions Clube Santa Helena

-Lions Clube São Miguel do Iguaçu

-Lions Clube Assis Chateaubriand

-Lions Clube Rio Negro

-Lions Clube Coronel Vivida

-Lions Clube Foz do Iguaçu – Cataratas

-Lions Clube Marechal Candido Rondon

-Lions Clube Entre Rios do Oeste

ATUAÇÃO DO LIONS CLUBE NA COMUNIDADE

Na área da saúde, a instituição realiza teste de acuidade visual em atividades do próprio clube, como também em eventos promovidos pelo Sinduscon Oeste, Associação Cascavel Rosa, Amic, entre outros. Mantém o Projeto Permanente de Mutirão Nacional dos Lions Clubes na Saúde, oferecendo gratuitamente à comunidade diversos tipos de exames, palestras sobre a prevenção nos diversos tipos de câncer, medição e orientação sobre o IMC – Índice de Massa Corpórea e também ministra palestras sobre a prevenção do diabetes.

No combate à fome, atua na distribuição de sextas básicas a famílias carentes e no apoio a entidades assistenciais. Mantém, ainda, o projeto permanente que consiste na entrega de café da manhã para 120 pessoas, toda sexta-feira, para pacientes e acompanhantes na Uopeccan.

O Lions atua também na conservação do meio ambiente, com projetos de plantios de árvores, conservação da mata ciliar e em fundos de vales. Possui o projeto permanente de recolhimento de lixo eletrônico que consiste na coleta de material eletrônico para a posterior destinação correta. Essa coleta acontece em todas as primeiras quartas-feiras do mês, na sede do Lions Clube de Cascavel (Rua Riachuelo, 666, esquina com a Rua da Bandeira).

A instituição participa ainda das ODS – Organizações para o Desenvolvimento Sustentável e da Câmara Técnica do Meio Ambiente da ACIC – Associação Comercial e Industrial de Cascavel.

Atualmente está trabalhando na implantação de brinquedotecas para crianças e adolescentes de comunidades carentes da cidade. O trabalho mais recente nesse sentido foi a reforma e montagem de brinquedoteca do Conselho Tutelar Centro, em Cascavel.

Compartilhe!