Campanha de vacinação contra gripe já começou em Ubiratã

O setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde comunica que a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza acontecerá entre os dias 23 de abril à 01 de junho de 2018. A campanha de vacinação é promovida pelo Ministério da Saúde, com o apoio das secretarias estaduais e municipais.

A vacinação mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações. Em Ubiratã, todas as Unidades de Saúde já receberam a vacina que será ofertada diariamente até o final da Campanha. Cabe ressaltar que nesse ano será adotado como medida para alcançar um maior número de pacientes e facilitar o acesso a vacinação, as unidades de saúde permanecerão abertas no período da noite, das 17:00 as 20:00 horas, conforme uma escala, e no dia 12 de maio “Dia D da Campanha”, a Clínica da Família (NASF) estará aberta o dia todo para ofertar a vacina.

ESCALA DE VACINAÇÃO NOTURNA

– Segunda-feira (07/05) – PSF SÃO JOAQUIM

– Terça-feira (08/05) – PSF PANORAMA e PSF ESPERANÇA

– Quarta-feira (09/05) – PSF RECIFE e PSF JOSEFINA

– Quinta-feira (10/05) – PSF BOA VISTA

– Sexta-feira (11/05) – PSF CENTRAL

– Sábado (12/05) – CLÍNICA DA FAMÍLIA (NASF)

GRUPOS PRIORITÁRIOS PARA A VACINAÇÃO:

– Crianças de seis meses a menores de cinco anos;

– Gestantes: todas as gestantes em qualquer idade gestacional;

– Puérperas: todas as mulheres no período até 45 dias após o parto estão incluídas no grupo alvo de vacinação;

– Trabalhador de Saúde;

– Povos indígenas;

– Indivíduos com 60 anos ou mais de idade;

– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;

– População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional:

– Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independem da idade. No entanto, mantém-se a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.

A DOENÇA

A Influenza (gripe) é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório de elevada transmissibilidade, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e mundiais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias das pessoas contaminadas ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas, por secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

Procure o Posto de Saúde do seu bairro levando sua carteira de vacinação!

Comentários