Saúde de Ubiratã oferece atendimento odontológico para crianças de 0 a 12 meses

O atendimento Odontológico é realizado na UBS de referência para o domicílio da criança pela Equipe de Saúde Bucal, é necessário que a mãe ou responsável pela criança esteja presente durante toda a consulta. No período de 12 meses são realizadas 04 consultas odontológicas.

A 1ª consulta é realizada no domicílio da criança, no período do puerpério, juntamente, quando possível ,com a Equipe de Saúde da UBS, nessa consulta a ESB orienta a mãe e os responsáveis pela criança, sobre a importância da amamentação para o desenvolvimento do sistema estomatognático, dá instruções de higiene da cavidade Bucal da criança após a amamentação, esclarece dúvidas que a mãe ou responsável possa ter entregar à mãe ou responsável pela criança, o encaminhamento para o acompanhamento Odontológico na UBS com a data da consulta previamente agendada.

A 2ª consulta é realizada no consultório, na UBS, quando a criança está com 04 meses de idade, nessa consulta a ESB realiza o exame físico da cavidade bucal da criança, reforça as orientações sobre a higienização da cavidade bucal. orienta a mãe ou responsável pela criança, na escolha da escova dental e quanto ao uso de dentifrício fluoretado, orienta a mãe ou responsável pela criança sobre a erupção dentária, esclarece dúvidas que a mãe ou responsável possa ter, realiza o agendamento da próxima consulta e entregar para a mãe ou responsável pela criança.

A 3º consulta é realizada no consultório, na UBS, quando a criança está com 08 meses de idade, nessa consulta a ESB, realiza o exame físico da cavidade bucal da criança, da a mãe ou responsável pela criança, orientações sobre dieta, reforça as orientações sobre a higienização da cavidade bucal, esclarece dúvidas que a mãe ou responsável possa ter, realiza o agendamento da próxima consulta e entregar para a mãe ou responsável pela criança.

A 4º consulta é realizada no consultório, na UBS, quando a criança está com 12 meses de idade, nessa consulta a ESB, realiza o exame físico da cavidade bucal da criança, reforça as orientações sobre dieta, reforça as orientações sobre a higienização da cavidade bucal. realiza a aplicação tópica de flúor (verniz fluoretado 5%) na cavidade bucal da criança , esclarece dúvidas que a mãe ou responsável possa ter, da alta da criança do acompanhamento de zero a doze meses, orienta a mãe ou responsável para agendar a criança na UBS para consulta odontológica (retorno) após 06 meses.

Comentários