O que fazer quando aparece a mensagem “Este celular foi infectado”?

Você é um internauta bonzinho, que não baixa aplicativos fora da loja oficial do Google, que não entra em sites esquisitos. Mas, mesmo assim, é confrontado com a assustadora mensagem “Este celular foi infectado”. Mantenha a calma…

O que significa a mensagem? Varia muito, mas a imagem acima, que abre a reportagem, traz alguns exemplos comuns. Algumas mensagens falam de vírus, bateria danificada ou de velocidade de internet reduzida.

Varia muito, mas a imagem acima, que abre a reportagem, traz alguns exemplos
comuns.

Algumas mensagens falam de vírus, bateria danificada ou de velocidade de internet reduzida. Outras te acusaram de ter entrado em sites pornográficos, o que teria causado o dano. Há casos em que, no meio do texto, aparece o modelo do seu celular.

O que fazer?
Primeiro, não embarque nesse tom alarmista das mensagens. Elas, na verdade, são anúncios enganosos que abusam de engenharia social. Segundo o Google, um ataque de engenharia social é “quando um usuário da web é levado a fazer algo perigoso online (https://support.google.com/webmasters/answer/6350487?hl=pt)”.

Em outras palavras, eles abusam de sua ingenuidade para que você baixe apps e antivírus promovidos por eles. Ou pior: para induzi-lo a baixar malware, isto é, um programa realmente malicioso.
O melhor a fazer é… nada!
Se no final da mensagem aparecer um botão azul com “clique aqui”, “removaimediatamente” ou “ok”, não clique.
A melhor maneira de lidar com isso é clicando no botão “Voltar” (com um triângulo ou seta apontando para a esquerda, na barra inferior de seu celular Android), para retornar ao site anterior.
Outra coisa é fechar a aba com problemas: no Chrome para Android, clique no quadradinho com número ao lado da barra de endereços, no alto da tela  e depois clique no “X” para fechar a aba com a mensagem.

Se nada isso funcionar –algumas das mensagens deste tipo são insistentes e ficam piscando na sua tela sem muito controle– clique no botão Home –o de círculo, na mesma barra inferior do sistema Android. Quando estiver na tela inicial, clique no botão multitarefa (o de quadrado, na barra inferior do Android) e deslize a janela do navegador para a esquerda ou para a direita para fechá-la.

Compartilhe!