Projeto Formando Cidadãos com Saberes Agroecológicos e Sustentáveis

A Secretaria da Assistência Social de Ubiratã está desenvolvendo um projeto em parceria com o Serviços de Obras Sociais Cicero Nuto Figueiredo intitulado como Formando Cidadãos com Saberes Agroecológicos e Sustentáveis. O Projeto tem como objetivo mobilizar o público infanto-juvenil sobre agroecologia, uma abordagem da agricultura que aplica princípios ecológicos e integram diversos aspectos socioeconômicos e agronômicos de produções sustentáveis, o projeto está sendo executado de maneira socioeducativa com crianças e adolescentes entre 05 e 18 anos.

A primeira etapa do projeto consistiu na reforma das estufas, correção do solo, sistemas de irrigação, logo após começaram os trabalhos com as crianças através da implantação da Horta Orgânica que serão seguidas posteriormente com Aquapnia, Hidroponia e Floresta Agroecológica, com foco na fruticultura. As atividades desenvolvidas na horta agroecológica são divididas entre oficinas teóricas e práticas. Faz parte como uma das ferramentas da parte teórica as cartilhas da ‘Série Amiguinhos’ que explicam o papel de alguns microorganismos e invertebrados benéficos para a agricultura. Nas oficinas práticas os alunos aprendem e ajudam na preparação canteiros, plantam vegetais, cuidam da manutenção dos cultivos, utilizam compostagem orgânica e também ajudam na colheita, os alunos ainda aprendem a manter estrutura e produtividade do solo, controle biológico de pragas e doenças, trabalhando o tempo todo em harmonia com a natureza.

O Projeto é desenvolvido com aprovação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, visando oportunizar interações e experiências significativas aos alunos. Hoje, eles já estão cultivando na horta orgânica alface, brócolis, couve, cenoura, beterraba, pepino, pimentão, rúcula, almeirão, vagem, repolho, cebolinha e salsinha. Esses vegetais, depois de colhidos são consumidos no almoço e também levados para casa, estimulando hábitos saudáveis na família.

Compartilhe!