Oficina de Grafitti conseguiu trazer adolescentes ao cumprimento da medida socioeducativa e através da arte embeleza e revitaliza os espaços

A Secretaria de Assistência Social através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, é responsável pela aplicação das medidas socioeducativas em meio aberto, quando há a ocorrência da prática de ato infracional.

O objetivo tanto a medida de prestação de serviços a comunidade, quanto a liberdade assistida é proporcionar ao adolescente a manutenção de vínculos familiares e sociais. O cumprimento da medida socioeducativa visa estimular o adolescente a adquirir autonomia pessoal, profissional, emocional, educacional, etc.

A oficina de Grafitti iniciou no ano de 2017 através do projeto A-COR-DAR e assim, conseguiu trazer os adolescentes ao cumprimento da medida socioeducativa, tendo em vista ser uma aula de grande estímulo a eles. Além de ser uma aula prazerosa, os adolescentes interagem muito com o professor e instrutor Isaac.

Diante da grande adesão dos adolescentes nessa Oficina, surgiu a ideia de estender o projeto para outros setores da comunidade, onde se iniciou o projeto A-COR-DAR, na Comunidade, o qual iniciou na Vila Recife.

A ideia do projeto é usar a arte para transformar os muros da Vila Recife, apresentando a arte, num espaço de vulnerabilidade social. Produzir isso na Vila Recife, será uma forma de retratar pontos da comunidade, expressando a arte de diversas maneiras.

O primeiro encontro, marcando o início da concretização do projeto foi realizado no dia 26/04/2018, representando a necessidade de sonhar, pois os sonhos nos impulsionam a buscar sua realização, seja em busca de um trabalho, de estudos, enfim de uma vida melhor.

Já o segundo encontro aconteceu no dia 21/06/2018, próximo ao CREAS, homenageando nosso vice-prefeito Nil Pereira (in memoriam), essa ideia surgiu da opinião dos próprios adolescentes, em razão do vice-prefeito ser uma pessoa querida e bem vista pela comunidade.

O projeto tem cumprido seu papel, tendo em vista que após a execução desses dois trabalhos, surgiu a ideia de parceira com os membros da comunidade Vila Recife, que através do seu representante Weyman, foi sugerido a escolha de uma pessoa de destaque dentro da comunidade para ser homenageado, ao lado da figura do vice-prefeito.

O projeto está sendo um desafio para a equipe do CREAS, mas essa ação tem sido muito positiva, pois queremos romper a ideia de que a medida socioeducativa tem caráter unicamente punitivo, quando na verdade ela possui o caráter de responsabilização e reinserção.

Por fim, destacamos que através da arte, temos como objetivo fazer a reinserção social desses adolescentes e de restabelecer vínculos afetivos e familiares. E acreditamos que nosso trabalho tem sido desempenhado com êxito, tendo em vista que, alguns desses adolescentes já superaram a prática do ato infracional, e foram inseridos do mercado de trabalho. A Coordenadora do CREAS também ressalta que a arte além de embelezar os espaços revitaliza a região, pois paredes e muros que antes estavam sem pintura ganham uma nova vida.

Compartilhe!