GUIA: A ordem dos filmes da Marvel IDEAL para assistir antes do ULTIMATO!

melhor ordem dos filmes da Marvel para se assistir – antes de cada “filme-evento” do MCU – é motivo recorrente de dúvidas junto aos fãs. Afinal, muito se discute sobre qual seria a lógica ideal para recapitular os principais fatos apresentados na franquia: ordem cronológica ou de lançamentos dos filmes do Marvel Studios? Nesse contexto, às vésperas da estreia mundial de Vingadores Ultimato, era óbvio que esta questão voltaria a pautar fóruns e discussões envolvendo o Universo Cinematográfico Marvel.

Afinal, é nesta trama que veremos o fim da primeira era da franquia nos cinemas. Sobretudo, a partir da possível despedida de heróis icônicos, como Homem de Ferro e Capitão América, e também, da conclusão da saga envolvendo Thanos e a busca pelas Joias do Infinito.PUBLICIDADE

Revisão dos filmes da Marvel: ordem cronológica ou de lançamento?

Em suma, a sugestão da Central Vingadores é que você veja em uma ordem mista. Ou seja, seguindo a cronologia ao mesmo tempo que não deixe de priorizar estreias que contribuam para a trama do filme que a antecedeu.

Dessa forma, veja a ordem de filmes da Marvel que consideramos ideal para assistir antes de Vingadores Ultimato:

  1. Capitão América: O Primeiro Vingador (2011)
  2. Capitã Marvel (2019)
  3. Homem de Ferro (2008)
  4. O Incrível Hulk (2008)
  5. Homem de Ferro 2 (2010)
  6. Thor (2011)
  7. Os Vingadores (2012)
  8. Homem de Ferro 3 (2012)
  9. Thor: O Mundo Sombrio (2013)
  10. Capitão América: O Soldado Invernal (2014)
  11. Vingadores: Era de Ultron (2015)
  12. Guardiões da Galáxia (2014)
  13. Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017)
  14. Homem-Formiga (2015)
  15. Capitão América: Guerra Civil (2016)
  16. Pantera Negra (2018)
  17. Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017)
  18. Doutor Estranho (2016)
  19. Thor: Ragnarok (2017)
  20. Homem-Formiga e a Vespa (2018)
  21. Vingadores: Guerra Infinita (2018)

Pensando em pular alguns deles? Ou está em dúvida quanto a importância de cada uma das tramas?

Então, não deixe de conferir abaixo o super guia que preparamos!

Pois ele justifica, individualmente, qual é a relevância (ou não!) do longa para a mega saga que será concluído em Vingadores 4. E também, pontua em qual ano cada uma das histórias é ambientada, conforme dados oficiais do livro Marvel: The First Ten Years.

Aproveite ao máximo a sugestão de ordem dos filmes da Marvel que preparamos para você. E fique à vontade para contribuir via área de comentários!

1. Capitão América: O Primeiro Vingador (2011)

Por que assistir? Primeira aparição do Tesseract e do Caveira Vermelha. No caso do vilão, é neste filme que descobrimos por que ele foi parar em Vormir, conforme mostrado em Vingadores Guerra Infinita. Além disso, temos a origem do Capitão América – um dos heróis mais importantes do MCU.

Acredito que vale sim a pena rever este longa, pois nele podem haver algumas pistas de como pode ser concluído o arco do personagem em Vingadores Ultimato.

Ano em que é situado: 1945.

Joias do Infinito: Espaço (Tesseract).

Caveira Vermelha com o Tesseract

2. Capitã Marvel (2019)

Por que assistir? Além de introduzir Carol Danvers no Universo Marvel do cinema, o longa revela que os poderes da heroína vieram justamente do Tesseract. Algo que, pode indicar qual será o papel dela em Vingadores Ultimato.

Por fim, o filme também apresenta a origem da “Iniciativa Vingadores”.

Ano em que é situado: 1995.

Joias do Infinito: Espaço (Tesseract).

Ordem Filmes Marvel - Capitã Marvel

3. Homem de Ferro (2008)

Por que assistir? O filme que deu início ao Universo Cinematográfico Marvel é fundamental. Afinal, além de dar o pontapé inicial da franquia, ele apresenta um dos grandes responsáveis pelo sucesso do MCU: o Homem de Ferro de Robert Downey Jr.

Além dele, vários outros personagens debutam nessa produção, como Pepper Potts, Happy Hogan, James Rhodes, Agente Coulson e Nick Fury. Aliás, é aqui que temos a clássica cena pós-créditos que mostra o diretor da SHIELD convidando Tony Stark para participar da “Iniciativa Vingadores”.

Ano em que é situado: 2010.

Joias do Infinito: Nenhuma.

4. O Incrível Hulk (2008)

Por que assistir? Um dos longas mais criticados do Marvel Studios pouco acrescenta ao arco que será concluído em Vingadores 4. Isso porquê, resume-se a introduzir o Hulk (com Edward Norton no papel de Bruce Banner, ao invés de Mark Ruffalo) e também, o General Ross no MCU.

Além disso, o outro grande mérito do filme foi apresentar, pela primeira vez, que o universo de heróis da Marvel estava conectado no cinema. Afinal, existem referências ao Capitão América na trama e, na cena pós-créditos, Stark fala com Ross sobre a “Iniciativa Vingadores”.

Ano em que é situado: 2011.

Joias do Infinito: Nenhuma.

5. Homem de Ferro 2 (2010)

Por que assistir? Serve principalmente para dar andamento ao desenvolvimento do personagem principal. E também, para apresentar novos – e importantes – heróis. No caso, a Viúva Negra de Scarlet Johansson e o Máquina de Combate de Don Cheadle.

Ano em que é situado: 2011.

Joias do Infinito: Nenhuma.

Homem de Ferro e Máquina de Combate

6. Thor (2011)

Por que assistir? A origem do Deus do Trovão e a primeira aparição de um dos vilões mais amados do cinema: o Loki. Além disso, este é o primeiro filme do MCU a flertar com forças cósmicas, novas raças e demais aspectos que revelaram a potencial de escala que o Universo Marvel poderia alcançar no futuro.

Ano em que é situado: 2011.

Joias do Infinito: Nenhuma.

7. Os Vingadores (2012)

Por que assistir? Simplesmente, obrigatório. Afinal, é aqui que temos a formação dos Vingadores, a primeira amostragem dos conflitos internos da equipe, a simbólica Batalha de Nova Iorque e, na sua cena pós-créditos, o primeiro vislumbre do Titã Louco Thanos.

Em suma, é peça-chave nesta sugestão de ordem dos filmes da Marvel.

Ano em que é situado: 2012.

Joias do Infinito: Espaço (Tesseract) e Mente (Cetro do Loki).

Ordem Filmes Marvel - Primeira aparição de Thanos em Os Vingadores

8. Homem de Ferro 3 (2012)

Por que assistir? É o longa que inicia a Fase 2 do MCU. Mas, fora isso, muito pouco agrega à narrativa integrada da franquia.

Na verdade, até cria alguns obstáculos para a continuidade do personagem. Exemplo disso, é a decisão de Tony Stark de retirar o Reator Arc do seu peito no final do filme.

Ano em que é situado: 2012.

Joias do Infinito: Nenhuma.

9. Thor: O Mundo Sombrio (2013)

Por que assistir? Um dos longas mais criticados do Marvel Studios tem contribuições muito pontuais para a franquia. São elas: introduzir a Joia da Realidade, apresentar o Colecionador, revelar a existência de dimensões paralelas e, sobretudo, mostrar a dubiedade de Loki.

Paralelamente à isso, o final da trama justifica, em parte, o porquê da ascensão de Hela, e consecutiva destruição de Asgard, em Thor: Ragnarok.

Ano em que é situado: 2013.

Joias do Infinito: Realidade (Eter).

Thor com o Rompe-Tormentas

10. Capitão América: O Soldado Invernal (2014)

Por que assistir? Além de trazer de volta o melhor amigo de Steve Rogers – Bucky, de mostrar a implosão da SHIELD e, de introduzir Sam “Falcão” Wilson na franquia, o filme – um dos melhores do MCU – também prepara terreno para a continuação de Os Vingadores. No caso, para a Era de Ultron.

No compete à evolução do Capitão América como personagem, é em Soldado Invernal que ele começa a questionar os representantes da bandeira que defende. Ou seja, é nesta trama que fica claro o herói não defende puramente os Estados Unidos. E sim, os ideais de liberdade e justiça que ajudaram na fundação desta nação.

Ano em que é situado: 2014.

Joias do Infinito: Mente (Cetro do Loki), na cena pós-créditos.

Capitão América

11. Vingadores: Era de Ultron (2015)

Por que assistir? O filme que encerra a Fase 2 do MCU, e também, que apresenta novos heróis, como a Feiticeira Escarlate e o Visão. Quanto ao androide, a Joia da Mente é fundamental para a sua concepção após a revelação de que a mesma estava dentro do Cetro de Loki.

Já sobre a sua contribuição para narrativa integrada na franquia, é em Era de Ultron que temos algumas estranhas visões do Thor e do Homem de Ferro.

Além disso, é neste filme que as tensões entre alguns dos membros ficam mais evidentes. Prova disso, é a importância das cenas ambientadas na fazenda do Gavião Arqueiro.

Ao final da trama, há um desmanche da equipe, restando apenas Steve Rogers e Natasha Romanoff. Cabe então aos dois treinarem os “Novos Vingadores”. No caso, Visão, Feiticeira Escarlate, Visão e Máquina de Combate.

Ano em que é situado: 2015.

Joias do Infinito: Mente (Cetro do Loki e Visão).

As visões de Tony Stark em Era de Ultron

12. Guardiões da Galáxia (2014)

Por que assistir? Outro filme que é fundamental para entender pontos cruciais da Guerra Infinita e Vingadores Ultimato. Afinal, é em Guardiões da Galáxia que a relação familiar conflituosa envolvendo Gamora, Nebulosa e Thanos começa a ser estabelecida.

Por fim, é neste filme que o Universo Marvel ganha amplitude cósmica. E também, que de fato começa a discutir de maneira mais efetiva a importância das Joias do Infinito.

Ano em que é situado: 2014.

Joias do Infinito: A origem das singularidades é explicada pelo Colecionador. Na trama, a Joia do Poder (Orb), cumpre um importante papel.

Colecionador e as Joias do Infinito em Guardiões da Galáxia

13. Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017)

Por que assistir? Guardiões 2 se passa poucas semanas após o primeiro longa da equipe. Em suma, ele não apresenta grandes conexões com a narrativa principal.

Embora, funcione muito bem para desenvolver as relações entre os membros da equipe e, sobretudo, para dar seguimento à expansão do Universo Cósmico da Marvel no cinema.

Ano em que é situado: 2014.

Joias do Infinito: Nenhuma.

Ordem dos Filmes da Marvel - Gamora

14. Homem-Formiga (2015)

Por que assistir? Embora apresente Scott Lang, e a família Pym, este filme resume-se a mostrar rápidos aspectos do Reino Quântico.

Todavia, merece atenção nesta sugestão de ordem dos filmes da Marvel, pois trata-se de um dos longas mais divertidos da franquia.

Ano em que é situado: 2015.

Joias do Infinito: Nenhuma.

15. Capitão América: Guerra Civil (2016)

Por que assistir? O início do fim. Afinal, é em Civil War que as diferenças entre Steve Rogers e Tony Stark chegam ao limite. De tal forma que, ocorre a cisão da dupla e, consecutivamente, da equipe.

Este acontecimento trará graves consequências, como a marginalização de alguns heróis. E também, ajudará na desmobilização dos defensores da Terra. Algo que, de certa forma, contribui ativamente para a vitória de Thanos na Guerra Infinita.

Por fim, é neste filme que temos a introdução do Pantera Negra e do Homem-Aranha no MCU.

Ano em que é situado: 2016.

Joias do Infinito: Mente (na testa do Visão).

Ordem Filmes Marvel - O confronto na Guerra Civil

16. Pantera Negra (2018)

Por que assistir? Embora seja uma das melhores produções do Marvel Studios – prova disso, é que ganhou estatuetas no Oscar 2019 e tornou-se um grande fenômeno cultural – Pantera Negra pouco contribui com a saga das Joias do Infinito.

Afinal, nesse aspecto serve apenas para apresentar Wakanda: local que viria a ser um dos principais palcos de batalha da Guerra Infinita.

Todavia, vale – e muito – ser revisto nesta sugestão de ordem dos filmes da Marvel!

Ano em que é situado: 2017.

Joias do Infinito: Nenhuma.

Wakanda

17. Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017)

Por que assistir? A “volta” do Aranha para o Universo Marvel também contribui pouco para a narrativa principal. Sobretudo, por que a trama foca na construção de um universo muito particular de Peter Parker no Queens.

As únicas exceções são: a venda da Torre dos Vingadores – algo que deve ser melhor explorado na Fase 4 do MCU, e também, o desenvolvimento da relação mentor/Pupilo entre Tony Stark e Parker.

Algo que, pode impactar diretamente nas futuras decisões do bilionário, devido à suposta morte do jovem – e protegido – herói com o snap de Thanos.

Ano em que é situado: 2016.

Joias do Infinito: Nenhuma.

18. Doutor Estranho (2016)

Por que assistir? Além de introduzir Stephen Strange no MCU, a trama justifica a importância do Mago Supremo para o Universo como um todo. Ao mesmo tempo, volta a abordar – mesmo que de forma rápida – o Reino Quântico e revela a Joia do Tempo.

Um outro ponto crucial no filme é mostrar o primeiro flerte da franquia com conceitos espirituais e místicos. Como por exemplo, vida após a morte.

Afinal, é inegável que este conceito será abordado, mesmo que superficialmente, em Vingadores Ultimato.

Ano em que é situado: Entre 2016 e 2017.

Joias do Infinito: Tempo (Olho de Agamotto).

19. Thor: Ragnarok (2017)

Por que assistir? Outra produção que é fundamental. Ou seja, precisa ser priorizada nesta ordem dos filmes das Marvel.

Pois revela a queda de Asgard, reconstrói totalmente o herói principal, e também, deixa o gancho perfeito para a chegada da ameaça Thanos em Vingadores Guerra Infinita.

Ano em que é situado: 2017.

Joias do Infinito: Espaço (Tesseract).

a nave de Thanos no final de Thor Ragnarok

20. Homem-Formiga e a Vespa (2018)

Por que assistir? Admito que, este foi o longa mais difícil de encaixar nesta ideia de ordem dos filmes da Marvel para se assistir antes de Vingadores Ultimato. Afinal, embora a trama traga vários elementos importantes sobre o Reino Quântico e, suas duas cenas pós-créditos estejam diretamente conectadas ao estalar de dedos de Thanos, Homem-Formiga e a Vespa apresenta um arco principal que não contribui em nada com o arco principal. Embora, a história ocorra em paralelo aos ataques de Thanos à Terra.

Como resultado, muitos fãs e críticos reclamaram do filme devido ao sentimento de anticlímax que o mesmo gerou. Homem-Formiga e a Vespa é ótimo. Mas, sofre pelo fato da sua estreia ter ocorrido pouquíssimos meses após o épico e impactante Vingadores Guerra Infinita.

Ano em que é situado: 2017.

Joias do Infinito: Nenhuma.

21. Vingadores: Guerra Infinita (2018)

Por que assistir? Bom, aqui não precisamos de justificativas, certo? Afinal, o longa serve justamente como um prelúdio, quiçá primeira parte, de Vingadores Ultimato. Além disso, conta com uma das cenas pós-créditos mais contagiantes da história do MCU. Pois prepara terreno para a inclusão da Capitã Marvel na equipe.

Ano em que é situado: 2017.

Joias do Infinito: Espaço, Poder, Tempo, Mente, Realidade e, finalmente, a singularidade da Alma.

Thanos com todas as Joias do Infinito

A trajetória das Joias do Infinito

Como “material de apoio” para a nossa sugestão de ordem dos filmes da Marvel, não deixe de conferir o super mapa – produzido por um usuário do Reddit – que descreve a jornada de cada uma das Joias do Infinito.

O infográfico está bem completo! Faltou apenas o “paradeiro” do Tesseract ao final do filme solo da Capitã Marvel.

Clique na imagem abaixo para acessar o mapa completo:

Ordem dos Filmes da Marvel - Jornada das Joias do Infinito

Por fim, a conclusão da história épica iniciada em 2008 acontecerá no dia 25 de abril: data de estreia de Vingadores Ultimato.

Compartilhe!