Saúde 

Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe) continua ate dia 31 de maio de 2019

A Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe) continua ate dia 31 de maio de 2019. Em Ubiratã até o momento foram vacinados mais de 75% da população alvo. Ainda devem ser vacinados contra influenza (gripe) quem até o momento não recebeu e pertencem a um dos grupos prioritários: indivíduos com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, policiais, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Os grupos da população que serão vacinados devem procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência. A Campanha de vacinação contra influenza tem o objetivo de reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da gripe. Além de ser um período para atualizar a situação vacinal de crianças, gestantes e puérperas, já que na oportunamente, também serão disponibilizadas as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação para atualização da Caderneta de Vacinação da criança e da gestante. Portanto é muito importante que os pais, que ainda não levaram, levem seus filhos a unidade de saúde mais próxima para receberem a vacina e ficarem protegidos. Da mesma forma a vacinação contra o vírus influenza em gestantes é uma estratégia eficaz de proteção para a mãe e para o lactente.

Segundo a ANVISA, as vacinas influenza utilizadas no Brasil a partir de fevereiro de 2019 deverão conter, obrigatoriamente, três tipos de cepas de vírus em combinação e dentro das especificações estabelecidas pela Organização Mundial De Saúde. Com isso é importante destacar que pelo fato da vacina ser fragmentada e inativada não existe nenhuma possibilidade da vacina causar a gripe no paciente. A vacina contra influenza é altamente eficaz e pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas ou medicamentos.

Comentários
Compartilhe!