Tornado com ventos de até 117 km/h atinge cidade da região e deixa rastro de destruição

Um tornado atingiu a cidade de Santa Maria do Oeste, próximo a Pitanga, na tarde dessa quinta-feira (30), deixando um rastro de destruição. O fenômeno afetou apenas a zona rural, arrancado árvores inteiras pelas raízes e destruindo barracões de máquinas agrícolas e casas. Não há registro de pessoas feridas.

A TRIBUNA tentou contato com a prefeitura do município, mas ninguém atendeu as ligações. Através de vídeos enviados por leitores, é possível ver quando uma nuvem em forma de funil toca o chão, dando início ao fenômeno. A situação foi registrada no fim da tarde.

“Meu Deus é um tornado, temos que sair daqui gente”, disse em pânico uma moradora da zona rural que gravou um vídeo da tempestade.

Os estragos são impressionantes, conforme as fotos encaminhadas à redação por moradores. As imagens mostram árvores arrancadas pela raiz e partidas ao meio, barracões destelhados, móveis e eletrodomésticos arrastados de residências destruídas pela força do vento. A situação é calamitosa na região atingida pelo fenômeno.

O meteorologista do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), Samuel Braum, informou à TRIBUNA que vídeos e fotos foram encaminhados ao órgão por moradores. Pelas imagens, o tornado é um F0, o mais fraco, com ventos que podem chegar a 117 km/h.

A intensidade do fenômeno é medida pela escala Fujita. “Pelas fotos e imagens do vídeo, se realmente aconteceu na região de Santa Maria do Oeste, aparentemente é um tornado F0 que passou pela região”, informou Braum. Segundo ele, o Simepar não possui estação meteorológica no município. O meteorologista informou que ontem ocorreram várias situações de temporais com ventos fortes e granizo em boa parte do Paraná.

“A condição meteorológica ainda continua favorável para formações de temporais”, explicou. Ele alertou que para este sábado (1) há potencial de ocorrência de fenômeno mais severo para a região de Campo Mourão. “Esta região está mais quente e há uma situação de vento em diferentes camada que contribuem para essa situação”, frisou. Segundo ele, os temporais previstos para amanhã são pontuais.

Tornado

Um tornado é um fenômeno meteorológico que se manifesta como uma coluna de ar que gira de forma violenta e potencialmente perigosa, estando em contato tanto com a superfície da terra como com uma nuvem cumulonimbus ou, excepcionalmente, com a base de uma nuvem cumulus. A escala Fujita (ou Fujita-Pearson Tornado Intensity Scale) é a escala que mede a intensidade dos tornados.

O fenômeno é medido pela quantia de estrago que causa, e não pelo seu tamanho físico. A escala Fujita vai de F0 até F5. Os tonados F0 tem velocidades de vento inferiores a 117 km/h. Já o F5 a velocidade varia entre 333 e 418 km/h.

Compartilhe!