Pilates: saiba mais sobre os benefícios dessa atividade

O pilate é uma das práticas físicas que vem ganhando adeptos ao longo dos anos, seja por indicação médica ou mesmo por curiosidade.

Com isso em mente, que tal descobrir os benefícios dessas atividades bem como é uma das dicas para quem faz lipoaspiração?

Não perca mais tempo e descubra um novo mundo de possibilidades que podem mudar a sua qualidade de vida.

Vamos lá?

5 benefícios do pilates para mudar a sua vida

Figura 1 Photo by Form on Unsplash

Melhora a postura

Caso você ainda não conheça o pilates, saiba que um dos principais benefícios dessa prática física se refere a melhora na postura.

Justamente por isso, esses exercícios são muito recomendados para pacientes que tem dores e problemas na coluna.

De forma geral, esse benefício está associado ao trabalho focal dos músculos em direção ao centro do corpo.

Com isso, o pilates promove um alinhamento de acordo com as curvas naturais, melhorando a postura.

Caso você tenha dores nas costas, ande encurvado ou perceba que os ombros e quadris não estão no lugar, o pilates pode ser a resposta para os seus problemas.

Aumenta o tônus muscular

O tônus muscular se refere a tensão elástica capaz de fazer com que o músculo se contraia quando está em repouso, tudo através de impulsos nervosos.

Também definido como a contração natural dos músculos, isso pode ser algo perdido ao longo dos anos, devido ao sedentarismo e outros fatores.

Um resultado do pilates, é a melhora rápida do tônus muscular, o que garante melhor contração e força.

Dessa maneira, você também garante que as fibras sejam rompidas e reconstruídas, fazendo com que o seu corpo tenha um contorno melhor ao mesmo tempo que aumenta a massa magra.

Em suma, isso significa uma redução nas medidas do corpo e perda da massa gorda.

Promove o alívio de tensões

É comum que as pessoas que busquem pelo pilates estejam atrás do alívio das tensões, causadas principalmente pelo estresse diário.

Figura 2 Photo by Emily Sea on Unsplash

Como os exercícios dessa atividade são focados na concentração e respiração para cada exercício, você consegue reduzir o estresse.

Consequentemente, as tensões corporais também são reduzidas, o que significa menos dores musculares e aquela sensação de peso nas costas ou até mesmo esgotamento físico.

Segundo diversos praticamente, esse alívio na tensão também faz com que dores de cabeça comuns e enxaquecas também sejam menores ou mais brandas.

Lipoaspiração e pilates

Se você fez ou está na fila para fazer uma lipoaspiração, é possível que já tenha conversado com o seu médico sobre o que esperar após o procedimento ou mesmo as recomendações de atividades físicas.

Sendo assim, você pode estar à procura do exercício ideal.

Mais importante que isso, é preciso entender que após a lipoaspiração, o seu corpo pode tentar repor a gordura perdida, como um mecanismo de defesa.

Dito isso, o pilates é capaz de evitar que essa tentativa de reposição aconteça porque reduz a tensão, melhora o tônus muscular e contribui para a queima de gordura.

Como resultado, há um aumento na massa magra ao mesmo tempo que o seu corpo entende que mais gordura visceral não é necessária.

O resultado é que o pilates ajuda você a manter os resultados da lipoaspiração.

– Aumenta a flexibilidade

Caso você conheça alguém que faça pilates ou tenha assistido a uma aula, pode ter notado a flexibilidade que esses alunos possuem.

Esse é um dos benefícios porque os procedimentos realizados durante a atividade têm foco no alongamento geral do corpo.

Figura 3 Photo by Maddi Bazzocco on Unsplash

Assim, o pilates trabalha não apenas a extensão dos músculos, mas também as articulações, melhorando os movimentos pouco a pouco.

Mesmo que você não esteja habituada com a prática, pode conseguir resultados bastante satisfatórios logo nas primeiras aulas.

Importante: existem graus de dificuldades do pilates de acordo com aquilo que você pode e consegue fazer, funcionando como um esquema crescente de aprendizado.

Procedimentos do pilates

O pilates sofreu algumas alterações ao longo dos anos, sendo que não existe apenas as posições que você vê em sites e fotos por aí.

Os procedimentos da atividade podem ser realizados em solo ou com a ajuda de aparelhos, cada qual com um repertório e resultado.

Geralmente, o pilates no solo é considerado mais difícil, já que você vai utilizar o peso do próprio corpo.

Portanto, exige um nível superior de controle dos próprios músculos e movimentos.

Entretanto, a facilidade está em praticar o pilates no solo em qualquer lugar, inclusive em casa.

Já o pilates com aparelhos é mais indicado para quem precisa de supervisão, como gestantes e pacientes da lipoaspiração.

Nesse caso, qualquer um que tenha algum tipo de limitação consegue praticar as atividades.

Os aparelhos são bastante variados, como as pranchas, reequilibração, fortalecimento e outros.

Quando e como começar o pilates?

Figura 4 Photo by Form on Unsplash

Por ser uma prática que exige domínio do corpo ou uso de aparelhos, a recomendação é sempre começar procurando e conversando com o seu médico.

Com isso, você vai ter uma ideia de qual a melhor opção para o seu caso, principalmente se está no pós-operatório da lipoaspiração.

Além do mais, o resultado exige tempo e dedicação, por isso, tenha calma e siga as dicas e instruções de um profissional.

Na maior parte das vezes, o mais indicado é começar com o pilates com aparelhos, para que você comece a ganhar força muscular e melhore a postura.

Após algum tempo, você vai notar que será mais fácil realizar as atividades no solo, já que você terá menos gorduras e mais massa magra.

Detalhe: Procedimentos cirúrgicos envolvem um tempo de recuperação para que o resultado seja positivo e para evitar complicações, como a perda de pontos.

Em todo caso, fale com um profissional sobre o seu caso e práticas, seja anterior ou posterior a lipoaspiração ou outros tratamentos.

Conclusão

Ufa, está preparada para começar agora mesmo a procurar uma academia ou centro de pilates ou ainda precisa procurar o seu médico?

Enfim, comece agora a dar os primeiros passos em direção a mudança de vida para ter um corpo e mente mais saudável através dessas atividades sempre recomendas.

Compartilhe!