Emater realiza reunião sobre Produção de alimentos seguros em Ubiratã

A produção de alimentos seguros sempre foi uma das prioridades do trabalho da extensão rural no Paraná, a olericultura orgânica se destaca, tendo mais de 2.000 produtores sendo atendidos em metade do estado. Além disso o governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou recentemente decreto regulamentando a Lei 16.751/10, que institui a alimentação escolar orgânica em todo o sistema estadual de ensino do Paraná. O objetivo é incluir alimentos orgânicos gradualmente na alimentação dos alunos das mais de 2 mil escolas estaduais, até chegar a 100% da merenda em 2030. Parte da produção virá da agricultura familiar.

A unidade regional da Emater de Campo Mourão, visando o enfrentamento dos desafios de gerar renda e melhoria na qualidade de vida no meio rural, produção em quantidade e qualidade de alimentos para merenda escolar e cumprimento ao decreto estadual, tem capacitado seu time de técnicos com atuação em olericultura, para a conversão, certificação e manejo orgânico na produção.

Outra ação importante foi a parceria montada com a Empresa Ecoaxial para uma reunião com técnicos e produtores na região e a partir desta, foram organizados uma excursão de técnicos para conhecer os trabalhos referenciais na região de Cornélio Procópio e agendado 4 rodadas de negócios com produtores em Ubiratã, Iretama, Corumbatai do Sul e Engenheiro Beltrão.

Em Ubiratã a reunião ocorreu na terça feira (15/10/19), e envolveu Emater, empresa Ecoaxial Alimentos e Prefeitura, com a participação de produtores dos municípios de Altamira do Paraná, Campina da Lagoa, Juranda, Janiópolis e Ubiratã, técnicos da Emater, secretários de agricultura e representantes de cooperativas de agricultores familiares.

Na abertura do evento foi elogiado o trabalho realizado pela Emater  na produção agropecuária dos municípios paranaenses, e agora o incentivo a produção de orgânicos, para a cooperativa Campar a reunião de hoje com a Ecoaxial, abre  uma importante porta para a parceria de negócios entre a empresa e a cooperativa.

As Engenheiras Agrônomas da Ecoaxial, Rosangela de Almeida e Mirian Lamb apresentaram a história da empresa que há 19 anos atua no ramo de hortaliças, produzindo, comprando e comercializando hortaliças junto às redes de supermercados (Pão de açúcar, Carrefour, Condor, Muffato..) e as redes de lanchonetes do Mcdonalds no estado do Paraná. Expuseram aos produtores a possibilidade e o caminho para a comercialização dos produtos de Ubiratã e região.

A Ecoaxial compra dos produtores, hortaliças orgânicas certificadas para suprir seus clientes em vários estados de atuação, a crescente demanda por produtos orgânicos força a empresa a buscar novos produtores e regiões, fortalecendo o rol de parceiros para manter e aumentar a oferta desses produtos.

A partir desta rodada de negócios na região o time de olericultura estará capacitando os produtores para a conversão e certificação da produção com vistas aos novos mercados.

Compartilhe!