Ubiratã 

Policiais militares e serviço de socorro participam de palestra sobre prevenção de suicídio

Na última quinta-feira (07) a Administração Municipal de Ubiratã, por intermédio da Secretaria de Administração, realizou um evento sobre a prevenção de suicídio, destinado aos profissionais da área de segurança pública, como policiais militares e também para equipe do SAMU. A palestra foi conduzida pelo psicólogo e coordenador do Centro de Valorização da Vida (CVV) de Cascavel, Claudemir Desto.

O palestrante falou sobre a prevenção ao suicídio e destacou que falar sobre o tema é a melhor solução. “Isso porque falar sobre esse assunto desmistifica o tema, quebra tabus e conscientiza a população de que pedir ajuda pode evitar muitas mortes. Além disso, um discurso compreensivo e sem julgamentos gera, na pessoa que sofre, uma percepção de acolhimento, o que oportuniza o processo de falar sobre o assunto e pedir ajuda”, comentou o psicólogo. 

Um outro ponto de destaque foi em relação a escuta da pessoa que sofre, como são os militares e os serviços de socorro que primeiro se aproximam dessas pessoas, foi ensinado a eles técnicas da escuta empática, uma escuta capaz de gerar conexão com a outra pessoa. Essas são pequenas ações capazes de salvar vidas.

Compartilhe!