Imposto de Renda: Campanha Dezembro Roxo pode doar R$ 331 mil para crianças e adolescentes de Ubiratã

Isso acontece, principalmente, devido à falta de informação da população e, por isso, a campanha Dezembro Roxo foi criada. A iniciativa, sem fins lucrativos, possui o objetivo de esclarecer como essas contribuições podem ser feitas e qual a sua importância.

“Doar uma parte do IR para entidades que trabalham para o desenvolvimento social, pode ser bom tanto para o município, estado ou país, quanto para o contribuinte. O cidadão não tem nenhum custo extra para fazer a contribuição e, ainda, investe socialmente uma parcela do seu imposto”, é o que explica Eduardo Canova, coordenador nacional da campanha.

Se os 911 contribuintes, que fazem declaração no modelo completo, em Ubiratã, doarem até 27 de dezembro deste ano, o valor arrecadado para os FIAs (Fundos da Infância e da Adolescência) pode chegar a R$ 331 mil.

Mas o valor cai pela metade se as contribuições forem feitas apenas em 2020.

Assim, tanto para o contribuinte quanto para quem recebe as doações, é importante que a doação ocorra no mês de dezembro de 2019. Isso porque, para as pessoas físicas que declaram pelo modelo completo, a taxa de dedução pode chegar a 6%.

Contudo, se as pessoas físicas realizarem as doações, diretamente pela declaração, entre 1º de janeiro e 30 de abril de 2020, data limite para declarar o IR, a taxa pode chegar a 3%.

Já para pessoas jurídicas, a dedução pode chegar a até 1%, desde que a empresa seja tributada pelo Lucro Real.

DEDUÇÃO DE DOAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA

Ao declarar o Imposto de Renda e destinar uma parte para os FIAs, o percentual é deduzido se o contribuinte tiver um valor a pagar para a Receita. Por outro lado, se for o caso dele receber a restituição, o percentual é acrescentado e, ainda, conta com atualização da Selic (tarifa básica de juros).

Isso significa que existe apenas uma mudança: o valor que antes iria para os cofres públicos, pode passar a ser um investimento para municípios, como Ubiratã, por exemplo.

Um ato simples que pode mudar a vida de milhares de pessoas.

Com isso, as organizações sociais recebem um incentivo para promover projetos e melhorar a estrutura dos seus ambientes, a fim de proporcionar mais conforto e bem-estar para crianças e adolescentes que vivem em estado de privações extremas, como falta de água ou saneamento, por exemplo.

Depois de doar para o FIA escolhido, o contribuinte precisa do recibo da doação feita, que pode ser solicitado diretamente ao FIA.

O valor doado vai ser, então, repassado para o Fundo da Infância e da Adolescência, que é gerido pelo Conselho Municipal da Criança e Adolescência de Ubiratã.

COMO DOAR SEU IR PARA CAUSAS SOCIAIS

Passo a passo:

Acessar o site do Dezembro Roxo;

Escolher o seu estado ou, diretamente, no link de Ubiratã;

https://www.dezembroroxo.com.br/doacoes-ubirata-pr

Efetuar o cálculo da sua doação e dedução;

Doar para os dados que aparecerem na tela.

Ou, se você já sabe o quanto pode doar, basta doar para o FIA de Ubiratã, realizando uma transferência para:

CNPJ do Fundo: 18.937.743/0001-58

Banco: 001 – Banco do Brasil

Agência: 0747

Conta: 0000213012