Gaeco de Cascavel cumpre mandados na Câmara de Vereadores de Iporã

Gaeco de Cascavel cumpre mandados na Câmara de Vereadores de Iporã

Em Iporã, noroeste do estado, foram deflagradas nesta terça-feira (9) quatro operações pela Promotoria de Justiça. Quatro pessoas foram detidas – entre os presos está o secretário municipal de Licitações.

As operações, executadas com o apoio do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) de Cascavel e da Polícia Federal, cumprem 24 mandados de busca e apreensão, na suspensão de contratos do Município de Iporã com empresa investigada, na prisão quatro pessoas bem como o afastamento do cargo do atual Presidente da Câmara e de outros dois servidores.

*Operação Voto Caro*

Atendendo a pedido da Promotoria Eleitoral de Iporã, a Justiça Eleitoral expediu oito mandados de busca e apreensão, cujo cumprimento se deu pela Polícia Federal, visando apurar a prática de crimes eleitorais ocorridos durante o pleito de 2016 (compra de votos). Foram alvos da Operação Vereadores no exercício do mandato.

*Operação Rescaldo*

Foram executados, com o apoio pelo Gaeco de Cascavel, cinco mandados de busca e apreensão em investigação cível que apura a prática de atos de improbidade de Vereadores de Iporã, decorrentes de enriquecimento ilícito ante a evolução patrimonial incompatível com o trabalho exercidos pelos investigados.

*Operação Intermezzo*

A investigação apura a prática dos crimes de falsidade ideológica, organização criminosa e crime contra a lei de licitações, em prejuízo ao Município de Iporã. Com o apoio do GAECO de Cascavel, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão.
A decisão prolatada nessa operação determinou, ainda, a suspensão do exercício da função pública do atual Presidente da Câmara de Vereadores de Iporã e de outros dois servidores do Legislativo Municipal.

*Operação Overbooking*

A investigação apura a prática dos crimes de organização criminosa e crime contra a lei de licitações, em prejuízo ao Município de Iporã. Apoiado pelo GAECO de Cascavel, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão.

A decisão prolatada nessa operação determinou, ainda, a prisão do atual Secretário Municipal de Licitações de Iporã e outras três pessoas, bem como a suspensão de contratos do Município de Iporã com empresa investigada.

Foi alvo de mandado de busca e apreensão e da proibição de contato com os investigados, ainda, o ex-Secretário de Licitações de Iporã, preso na Operação Cleptocracia, deflagrada em outubro de 2019.

A Operação Cleptocracia, promovida pelo GAECO de Cascavel e pela Promotoria de Justiça de Iporã, revelou a existência de organização criminosa dedicada à prática de crimes licitatórios, corrupção passiva, falsidade ideológica e peculato no Município, resultando no afastamento do Prefeito e da Procuradora até então em exercício, na prisão de 05 (cinco) pessoas, no cumprimento de 40 mandados de busca e apreensão pelo Paraná e na suspensão de contratos de 12 empresas investigadas.

Redação Catve.com/Umuarama News

Compartilhe!