Leitos pelo SUS de UTI Covid voltam a ficar lotados em Campo Mourão

Leitos pelo SUS de UTI Covid  voltam a ficar lotados em Campo Mourão

Com o aumento de casos graves do novo coronavírus (Covid-19), aumentou a necessidades de pacientes que precisam de leitos de UTI em Campo Mourão para internamento. Com isso, as vagas da UTI-Covid da Santa Casa do município, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), voltaram a atingir 100% de sua capacidade neste fim de semana. Esta é a segunda vez que isso acontece. A primeira vez ocorreu no dia 30 de junho. 

De acordo com boletim divulgado pela secretaria de Saúde de Campo Mourão, todos os 9 leitos de UTI’s disponibilizados pelo SUS estão ocupados na Santa Casa, com 8 pacientes de Campo Mourão e 1 de Barbosa Ferraz. Ou seja, quem precisar de UTI-Covid no município terá de ser transferido para hospitais de Umuarama, Cianorte, ou Paranavaí. 

A Santa Casa tem ainda mais 6 leitos de UTI-Covid para convênios particulares, que está com 33% de sua capacidade ocupada. Ou seja, duas vagas. Do total de pacientes internados com coronavírus em leitos de UTI’s, 9 são homens e 2 mulheres. Existe também a possibilidade de negociação para ocupação de leitos pertencentes a planos particulares. 

Na enfermaria-covid a taxa de ocupação é de 40%, com 10 pessoas internadas, 6 homens e 4 mulheres, sendo dois pacientes via convênio particular e oito pelo SUS. Os internados na enfermaria são moradores de Campo Mourão (6); Moreira Sales (1); Campina da Lagoa (1); Corumbataí do Sul (1); e Ubiratã (1). 

No domingo (26), a região da Comcam chegou a 1.806 casos de coronavírus e 46 mortes. Somente em Campo Mourão são 669 casos e 12 mortes. O último óbito ocorreu ontem, um idoso de 75 anos do Lar dos Velhinhos Frederico Ozanam.

Fonte: Tribuna do Interior

Compartilhe!