A Associação dos Deficientes Físicos de Ubiratã, Adefiu, será novamente comanda por uma de suas mais experientes lideranças. Em eleição transcorrida no dia 29 de novembro o nome apontado pelos integrantes com direito a voto foi o de João dos Santos Laurindo, popular João Perninha, que também ocupa o cargo de vereador no município.
Sede da Adefiu: entidade possui cerca de 180 associados
Dos 112 votos depositados naquela ocasião, 107 foram destinados a João Perninha, o que sintetiza o prestígio que o seu nome tem à frente daquela associação. A Adefiu estava sob a presidência de Milton Munhoz, que contava com a ajuda do presidente eleito para administrar a entidade. João Laurindo atuava com membro do Conselho Fiscal. Será a quarta vez que assume a entidade, para mandato de três anos.
Em avaliação feita pelo presidente eleito, a Adefiu está em situação ótima, não tendo atualmente nenhuma dívida, quando já chegou em tempos passados a ter cerca de 18 mil reais em débitos. A entidade gastou nos últimos tempos cerca de 40 mil reais em acertos trabalhistas.
Atualmente a entidade conta com uma facção de roupas conquistada através de um fundo do Banco do Brasil, com recursos no valor de 40 mil reais, aplicados na aquisição de máquinas. Neste setor trabalham três costureiras e a produção atende empresas do ramo, mesmo em grande quantidade.
Outra importante conquista da entidade foi o veículo Kombi, conquistado no mandato passado, através da Ação Social do Governo do Paraná. A entidade também dispõe de uma fábrica de objetos que atendam pessoas que possuem deficiências físicas, permanente ou temporária.
João dos Santos Laurindo, o João Perninha, presidente eleito
João Laurindo informa que já está aprovado um recurso da ordem de 70 mil reais para a aquisição de maquinários para a marcenaria, uma novidade na entidade. “Até o mês de março poderá estar em funcionamento”, adianta o presidente eleito, explicando que também esse recurso é proveniente do Fundo do Banco do Brasil. O presidente eleito quer colocar a marcenaria da Adefiu em funcionamento para gerar renda para a entidade, que atualmente possui cerca de 180 associados. (Texto e fotos: Odair Roberto)
Facção da Adefiu atende empresas o ramo e emprega três costureiras