A comunidade Curva da Onça, localizada no extremo oeste do município de Ubiratã, realizou neste domingo (07) atividades que serviram como largada para a realização de mais uma nova jornada da Folia de Reis. A tradição é mantida na comunidade há vários anos, sendo que em cada festa, realizada no dia seis de janeiro, o número de visitantes é sempre muito grande.
Na reunião acontecida neste domingo no barracão comunitário da localidade foram debatidos assuntos pertinentes tanto para a jornada quanto para a preparação e a festa em si, no dia seis de janeiro. Os trabalhos estiveram sob a coordenação do presidente da Associação Comunitária local, Armando Rezende da Silva. Os assuntos levantados receberam a atenção dos presentes, que opinaram de diferentes maneiras, principalmente com as inovações ou mudanças propostas.
Durante a reunião foram escolhidos os nomes para coordenar as diferentes áreas de trabalho. Foi apresentada a idéia da comunidade firmar parceria com localidades vizinhas para a aquisição de mesas e cadeiras para uso em eventos, assim evitando a necessidade de pagar aluguel destas peças a empresas da cidade.
Por sua vez, o mestre-embaixador João Mariano, popular “Pé-de-pato”, que reside no Distrito de Ouro Verde do Piquiri, informou os presentes sobre a intenção de lideranças políticas da cidade de Corbélia apoiarem o evento na Curva da Onça, para uma posterior parceria, na realização de um Encontro Nacional de Bandeiras, a acontecer na cidade de Corbélia.
Em pelo menos dois pontos os presentes fizeram um momento de oração. O primeiro foi no começo da reunião, quando a tarefa esteve sob a responsabilidade da Ministra da Eucaristia daquela localidade, Rosilda Tavares. E antes do almoço a oração foi dirigida por Elpídio Dalla Corte, igualmente Ministro da Eucaristia, mas da comunidade de Três Placas.
No encerramento da reunião o presidente eleito da Câmara de Vereadores de Ubiratã, Harri Tholken dirigiu algumas palavras aos presentes, quando destacou a importância de parcerias da comunidade com o Poder Público para a conquista de melhorias, como a nova churrasqueira, cuja construção está em fase de acabamento. O vereador se prontificou a ajudar a comunidade naquele que for da sua alçada para que a nova jornada da Folia de Reis seja novamente um sucesso. O edil comentou também dos esforços para conquistar melhorias que facilitem a vida dos moradores e favoreçam aos visitantes no dia da festa. Segundo Tholken, há um esforço em busca do calçamento poliédrico no trecho entre a Curva da Onça e Três Placas.
Após a reunião foi servido almoço e refrigerante a todos os presentes, gratuitamente, às custas da Associação Comunitária e de doações. Quem quis tomar uma cervejinha pagou pelo produto. E os foliões puderam realizar vários ensaios da cantoria, como forma de fazer um aquecimento para a jornada que começa na noite de Natal e termina no dia seis de janeiro, pelo meio o dia. Voltando de outro evento comunitário, estiveram no local após o almoço o vereador Nizete Aparecido da Silva e o prefeito em exercício, Sebastião Osmar Beraldo, com sua esposa. (Texto: Odair Roberto – Fotos: Odair Roberto e Elaine Lopes)