UM REQUERIMENTO E SEIS INDICAÇÕES EM PAUTA NA SESSÃO DA CÂMARA DE JURANDA

Na noite de segunda-feira, 20, foi realizada a 3ª Sessão Ordinária da Câmara de vereadores de Juranda, gestão 2017/2020.

Estiveram presentes os vereadores: Amália Coltre Rodrigues dos Santos (DEM) – Presidente, Paulo Henrique Pereira (PR) – Vice-Presidente, Simone Aparecida Lima Beienke (PSC) – Primeira Secretária, Leomar Terra da Silva (PSDB) – Segundo Secretário, Diogo Senko Verli (PV), Claudemir Hernandes (PMDB), José Molina Netto (PT), Cleia Aparecida Leal (PTB), Olacir Aparecido Fedosi (PTB).

Na referida Sessão esteve em pauta, 01 requerimento e 06 indicações, sendo:
• José Molina Netto (PT), 01 requerimento;
• Amália Coltre Rodrigues dos Santos (DEM), 01 indicação;
• Leomar Terra da Silva (PSDB), 01 indicação;
• Claudemir Hernandes (PMDB), 01 indicação;
• Cleia Aparecida Leal (PTB), 02 indicações;
• Olacir Aparecido Fedosi (PTB), 01 indicação;

 

VEREADOR JOSÉ MOLINA NETTO (PT)

O Vereador José Molina Netto (PT), entrou com o requerimento 002/2017, o qual requereu à Presidência da câmara e mesa diretora, a reforma e atualização da Lei Orgânica do município de Juranda. O requerimento do Vereador Molina (PT) foi aprovado por unanimidade na sessão de segunda-feira, 20/02, (requerimento de nº 002/2017), o qual propõe à mesa executiva da câmara a reforma da Lei Orgânica de Juranda, conforme artigo 29 da respectiva Lei e em cumprimento aos artigos 24 e 47 do Regimento Interno da Câmara Municipal, visto que a última revisão se deu em 2007. “Há dez anos a Lei Orgânica de Juranda teve sua última reforma com a emenda nº 03/2005, promulgada em 2006, mas incorporada ao texto base somente em 2007”, comenta Molina, lembrando que o lançamento da nova edição da lei se deu 18 de outubro daquele ano, em sessão solene organizada pelo então presidente da câmara, José Molina Netto, autor da presente proposição. O vereador já havia solicitado a reforma da lei na sessão de 04/03/2013, com o requerimento 04/2013, e na sessão de 02/02/2015, com a indicação 01/2015. “A Lei Orgânica é a nossa constituição. É a lei maior que rege e disciplina o pleno funcionamento do nosso Município. E a nossa lei precisa de uma profunda revisão, já que no país foram grandes as mudanças na legislação desde a sua ultima revisão há dez anos”, conclui Molina.

VEREADORA E PRESIDENTE AMÁLIA COLTRE (DEM)

A Vereadora e Presidente Amália Coltre (DEM), fez a indicação a Chefe do Executivo Municipal, para que transforme a Rua Tupiniquins em frente à Escola Municipal Paulo Roberto em via de sentido único e regulamente o estacionamento privativo aos ônibus escolares. Em sua indicação a vereadora destacou que “A indicação tem como objetivo levar segurança aos Alunos que freqüentam aquela instituição de ensino, haja vista, a quantidade de veículos que trafegam em ambos os sentidos na Rua Tupiniquins. Desta forma, a transformação da referida rua, em mão de sentido único, certamente trará mais segurança aos alunos daquela instituição. Contudo, também se faz necessário a regulamentação de um estacionamento privativo aos coletivos escolares, visto que diariamente, veículos privados estacionam em frente à instituição de ensino, dificultado assim o embarque dos alunos. Assim diante da suma importância da matéria é que se indica ao executivo municipal a criação de referida mão única para o melhor segurança dos transeuntes, de fronte aquela instituição”.

VEREADORA CLEIA APARECIDA LEAL (PTB)

Durante a sessão do legislativo municipal a vereadora Cleia Aparecida Leal (PTB), fez indicação ao executivo municipal proceda à abertura dos canteiros centrais em frente à Creche Municipal e do Minimercado Santa Rita de Cássia, localizados na Avenida Dom Pedro, defendendo que no local é grande o fluxo de veículos que buscam vagam de estacionamento, especialmente após as 17 horas, horário no qual termina o expediente escolar da creche, quando então os pais vão buscar seus filhos, aliado aos clientes do estabelecimento existente no local, gerando um grande tumultuo por falta de estacionamentos. Dessa forma é necessária que se disponibilize mais locais onde a população possa estacionar seus carros para buscar seus filhos em segurança na creche municipal, bem como para que os clientes do minimercado ali estabelecido consiga estacionar em segurança e fazer as suas compras no comercio local. Pedras Irregulares: Outra indicação da Vereadora Cleia fez foi à colocação de pedras irregulares na estrada que divisa com o loteamento Terras Park, conhecida como estrada velha Ubiratã-Mamborê. Segundo a vereadora “É necessário o calçamento no local tendo em vista que o fluxo de veículos é relativamente grande o que acaba por gerar diversos transtornos aos moradores que moram nas proximidades, os quais sofrem com a poeira, barro e demais transtornos provenientes da falta de calçamento naquele local, dessa forma a colocação de pedras irregulares no local, certamente irá manter o bairro mais limpo e adequado com uma melhor qualidade de vida aos moradores”.

 

VEREADOR LEOMAR TERRA DA SILVA (PSDB)

O Vereador Leomar Terra da Silva (PSDB) fez a indicação no sentido de que o executivo municipal faça a colocação de pedras irregulares na Estrada Oswaldo Cruz a qual faz divisa com o município de Ubiratã, no trecho compreendido entre o trevo da Coagru até a propriedade do “Ronaldão” no futuro abastecedor. Em defesa da indicação o vereador alegou que “O trecho é relativamente pequeno de aproximadamente 1800 metros, o qual sendo devidamente calçado beneficiara muitas pessoas do Distrito do Rio Verde e imediações, os quais sofrem a longa data com a poeira, barro e demais transtornos provenientes da falta de uma estrutura adequada no local. Em se tratando de uma estrada divisora é possível buscarmos uma parceria com o município de Ubiratã, o que por certo também beneficiara os moradores daquela reunião do Distrito de Rio Verde”.

VEREADOR CLAUDEMIR HERNANDES (PMDB)

O Vereador Claudemir Hernandes (PMDB), fez a indicação ao executivo municipal que realize a colocação de pedras irregulares na Estrada Velho ao Rio Piquirí que teria início na Avenida Paraná de frente propriedade do Sr. Ervino até a Ponte do Rio Carajás divisa de Juranda com Ubiratã, “Ponte do Tucho”. No requerimento e na tribuna o vereador dize que “O trecho onde se indica a colocação de pedras irregulares é de aproximadamente 5 quilômetros, no qual irá beneficiar, diversos produtores e moradores que utilizam da estrada diariamente, seja para escoar a produção seja, para ter acesso a sede do Município de Juranda. Ademais como a estrada é muito próxima à cidade a mesma acaba gerando muita poeira, barro e demais transtornos provenientes da falta de uma estrutura adequada no local”.

VEREADOR OLACIR APARECIDO FEDOSI (PTB), 

O Vereador Olacir Aparecido Fedosi (PTB), fez a indicação de duas lombadas “quebra-molas” ao executivo municipal na Rua Guaraguaçu próximo ao Salão da Neide. Em sua indicação o vereador defendeu que “naquela rua há um grande fluxo de pessoas e há veículos que desempenham alta velocidade no local, pondo em risco as pessoas que por ali estão passando. Assim se faz necessário à construção de “quebra-molas” próximo aquele local, para evitar que ocorra possíveis acidentes”.

Esteve presente acompanhando a sessão, os municipes Sr. Henrique Slusarcki, o jovem João Diego dos Santos (10 anos), o ex-vereador da Casa e Secretário Municipal de Esportes, Cultura e Turismo de Juranda Celso Folietti Carnieli e o Sr. Jurandir Coqueiro, que receberam os agradecimentos de todos os vereadores se fizeram presentes na sessão da Câmara.
Lembramos que a próxima Sessão Ordinária da Câmara será realizada na segunda-feira, dia 06 de março, início às 19 horas.

Texto e Fotos: M. Camargo
Assessoria de Imprensa
Câmara Mun. de Juranda

Compartilhe!