Posse de vereadores presos será aberta ao público

A Câmara Municipal de Vereadores faz reuniões com as forças de segurança na manhã desta terça-feira (17) para discutir o esquema que será montado para a solenidade de posse dos vereadores presos, agendada para as 10h desta quarta-feira (18) em Foz do Iguaçu. Ocuparão oficialmente as cadeiras Edílio Dall’Agnol, Anice Nagib Gazzaoui, Luiz Queiroga, Darci DRM e Rudinei de Moura.

Na manhã de hoje, o presidente interino Rogério Quadros e os demais membros da Mesa Diretora se reuniram com a Polícia Federal (PF). Ficou definido que a posse será aberta ao público, obedecendo ao Regime Interno da Casa de Leis.

Segundo a assessoria de comunicação da PF, cada parlamentar será acompanhado por dois a três policiais, conforme o efetivo disponível. A PF ficará responsável apenas pela condução dos presos à Câmara. Sobre as algemas, o policial condutor de cada preso decidirá sobre a necessidade do uso, conforme súmula do Supremo Tribunal Federal (STF). Eles deverão usar terno e gravata, exigência da Casa.

A população poderá acompanhar o ato de dentro da Câmara, de acordo com a capacidade máxima do auditório, que é de 100 pessoas. Em caso de lotação, o acesso será fechado. Quem quiser acompanhar tudo pela internet poderá acessar o link da TV Câmara, no site oficial http://www.camarafoz.pr.gov.br/.

A segurança do entorno do prédio, ruas e demais cruzamentos, ficará sob responsabilidade da Polícia Militar, Civil e Guarda Municipal. A reunião com essas forças será realizada na tarde de hoje.

Posse de vereadores

A posse dos parlamentares foi garantida pela Justiça nesta semana, após o presidente interino da Câmara declarar a posse de Anice Gagib anulada. Em vista disso, a defesa, tanto da vereadora, como dos demais reeleitos detidos, ingressou com pedido na Justiça. O magistrado concluiu que os políticos devem ter seus direitos garantidos, já que foram eleitos democraticamente. A decisão do Poder Judiciário apenas estabelece como o transporte deles será realizado, tendo em vista a prisão preventiva cumprida na unidade penitenciária.

Fonte: Márcio Falcão/Rede Massa

Compartilhe!