Conheça como funciona a regulação de acesso e agendamento de especialidades na Secretaria de Saúde de Ubiratã
A Secretaria de Saúde do município de Ubiratã está empenhada em oferecer a população o mais seguro atendimento que responda às necessidades e demandas de seus usuários, buscando através de ações e programas, a garantia de acesso ordenado, oportuno e qualificado.
Partindo desse pressuposto, a Regulação de Acesso à saúde esta inserida na Secretaria de Saúde como uma ferramenta promotora de equidade, ou seja, é imparcial e respeita a igualdade de direitos.
O trabalho é realizado em conjunto com as unidades de saúde. A atenção básica de saúde é ordenadora do acesso dos usuários aos demais níveis de atenção a saúde. A função principal é viabilizar acesso do paciente ao atendimento solicitado, considerando o grau de necessidade e/ou urgência de cada caso.
Toda a demanda recebida é encaminhada pelas unidades de saúde. O medico ao fazer a consulta do paciente conclui que o mesmo precisa de acompanhamento com a especialidade que atende sua queixa, mas que não é possível ser resolvida na unidade de saúde, citando como exemplo, especialidades como, otorrinolaringologia, cirurgia vascular, neurologia, endocrinologia, pneumologista, etc…
Todas as Equipes de Saúde realizam a estratificação de risco de cada família e usuário, o que nos permite a ordenação e qualificação do fluxo de acesso aos serviços de saúde. Desse modo conseguimos otimizar a utilização de recursos disponíveis e promover acesso em tempo oportuno e seguro.
Uma função de grande relevância realizada por esse setor são as visitas domiciliares realizadas pela Assistente Social que está a frente do setor de Regulação de Acesso e Agendamento de Especialidades. Essas visitas são essenciais para alinhamento de ações que assegura os direitos dos usuários e favorece qualidade no seu tratamento.
Outra ação da Assistente Social desse setor é a participação nas reuniões de equipe em cada unidade, assim em diálogo permanente com toda a equipe, é possível elencar quais ações favorecem cada área levando em consideração a especificidade e o perfil epidemiológico dessa população.
A Regulação de Acesso e Setor de Agendamento de especialidades realiza um trabalho criterioso para garantia dos direitos do usuário o que é favorecido pelo permanente dialogo com as equipes de saúde, tudo isso se reflete na qualidade de vida da população assistida no município.