Campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira; em Ubiratã falta vacinar 25% do público alvo
A 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe termina nesta sexta-feira, 31 de maio. Ubiratã vacinou 85% do grupo prioritário, faltando ainda 25% da população alvo sem estar imunizada. As vacinas contra a influenza estão disponíveis em todos os postos de saúde. “Se você faz parte do grupo prioritário, não perca essa oportunidade de se vacinar contra a gripe. Vá ao posto de saúde mais próximo da sua casa”, destaca a Coordenadora de Vigilância em Epidemiológica, Flávia Andrade.
Os grupos prioritários são as crianças de 6 meses até menores de 6 anos, gestantes, idosos com 60 anos ou mais, mulheres com até 45 dias pós-parto, doentes crônicos. “A vacina não tem capacidade de causar gripe, de fazer que as pessoas fiquem gripadas porque é composta de pequenas partículas de vírus e essa partícula não tem poder de provocar a doença”, lembra Flávia.
A 11º Regional de Saúde que abrange o município de Ubiratã informa que já ocorreram 3 óbitos por influenza de pessoas não vacinadas em nossa Região. Nossa maior preocupação no município é que a cobertura vacinal na nossa população de pessoas acima de 60 anos e crianças de 6 meses a menores de 6 anos está bem abaixo do esperado sabendo que esta população possui maior risco de adoecer e evoluir para casos graves que podem levar óbito.
COBERTURA VACINAL DA INFLUENZA ATÉ 29/05
Idosos Por PSF:
– RURAL: 71 %;
– RECIFE: 66%;
– PANORAMA: 66%;
– SÃO JOAQUIM: 64%;
– BOA VISTA: 72%;
– ESPERANÇA: 57%;
– CENTRAL 66%;
– YOLANDA: 96%;
– SÂO JOÃO: 100%;
– JOSEFINA: 61%;
Crianças por PSF:
– RURAL: 96 %;
– RECIFE: 72%;
– PANORAMA: 80%;
– SÃO JOAQUIM: 94%;
– BOA VISTA: 89%;
– ESPERANÇA: 79%;
– CENTRAL: 79%;
– YOLANDA: 113%;
– SÃO JOÃO: 100%;
– JOSEFINA: 78%;