Sarampo avança mais 18% em uma semana e casos confirmados chegam a 273 no Paraná
A escalada do sarampo continua e o Paraná já registra 273 casos confirmados, de acordo com a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde). Foram 42 doentes novos em uma semana, o que representa uma avanço de 18% em sete dias.
Quase 73% dos casos estão concentrados em Curitiba. Considerando os municípios do entorno, a região metropolitana da capital registra 95,5% de todos os registros do sarampo no Paraná.
13 estados ficam abaixo da meta global de vacina contra o sarampo
CASOS DE SARAMPO NO PARANÁ
Curitiba: 199
Almirante Tamandaré: 3
Araucária: 1
Balsa Nova: 1
Campina Grande do Sul: 2
Campo do Tenente: 2
Campo Largo: 7
Colombo: 18
Fazenda Rio Grande: 1
Mandirituba: 1
Pinhais: 6
Piraquara: 4
Rio Branco do Sul: 2
São José dos Pinhais: 11
Ponta Grossa: 1
Irati: 1
Maringá: 2
Londrina: 5
Rolândia: 1
Carlópolis: 3
Jacarezinho: 2
PARANÁ REFORÇA NECESSIDADE DA VACINA
De acordo com a Sesa, a maior incidência do sarampo ocorre entre os adultos jovens, na faixa etária entre 20 e 29 anos, com 151 casos. Outras 69 confirmações foram registradas na população com idades entre 10 e 19 anos.
“Precisamos que todas as pessoas não-vacinadas compareçam nas unidades de saúde e tomem as doses necessárias gratuitamente. Para acabar com as cadeias de transmissão, é essencial que todos estejam prevenidos”, reforçou o secretário de Saúde Beto Preto.
A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo está prevista para acontecer entre os dias 18 e 30 de novembro. Neste período, o foco estará juntamente na faixa etária mais afetada no Paraná (20 a 29 anos).
Fonte: Paraná Portal