Procon-PR orienta consumidores sobre as promoções de Black Friday
Muita gente
esperta o dia de Ações de Graças comemorado nos Estados Unidos para
comprar alguns produtos específicos. A cada ano a promoção, que ocorre
na última sexta-feira do mês de novembro, vem ganhando mais espaço entre
lojistas e consumidores também no Brasil.
Mas, desde 2015, o Procon-PR (Departamento Estadual de Proteção e Defesa
do Consumidor) registra reclamações por parte dos consumidores, após a
Black Friday. “Em 2015 foram 50 reclamações. No ano seguinte, foram
registradas 72 reclamações e no ano passado, 65 consumidores fizeram uma
reclamação formal ao Procon”, explica a diretora do Procon-PR, Cláudia
Silvano.
Ela fala ainda que, na maioria dos casos, a reclamação é porque o prazo
de entrega não foi cumprido por parte do fornecedor, ou o produto não
foi entregue. “O consumidor precisa sempre pesquisar sobre a loja em que
está fazendo a compra. Black Friday mexe com as emoções de quem está
comprando, muitas vezes, um produto que estava sendo pesquisado há muito
tempo. E nessas horas o desconto acaba falando mais alto”, afirma
Cláudia.
Para o secretário da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Elias Gandour
Thomé, o consumidor está ficando mais consciente na hora de comprar.
“As pessoas já estão mais cautelosas, pesquisando antes e fazendo
escolhas mais acertadas. Mas, claro, caso haja algum problema, o
Procon-PR e a plataforma consumidor.gov.br estão aí para ajudar quem
precisa”, afirma o secretário.
Para registrar uma reclamação no consumidor.gov.br, basta entrar no site
ou baixar o aplicativo, disponível para os sistemas IOS e Android. No
Procon-PR, as reclamações podem ser feitas pelos telefones 0800-411-512
ou (41) 3223-1512, ou por carta, com preenchimento do formulário
disponível no site do Procon. Há também a possibilidade de ser atendido
pessoalmente.
Veja também: Aplicativo ajuda a economizar e prevenir fraudes na Black Friday