Segunda via do RG pode ter dados extras no Paraná; veja como adicionar
A partir de agora cidadãos que emitirem a segunda via da carteira de identidade no Paraná poderão incluir dados extras na documentação, como observações de saúde, deficiências, tipagem sanguínea, símbolo do autismo e número da carteira nacional de habilitação.
O serviço é disponibilizado apenas pela internet desde segunda-feira (14). A proposta é oferecer praticidade ao portador do RG, tornando o documento utilizável em qualquer situação.
As observações de saúde são adicionadas na carteira de identidade com base na lista da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde.
No sistema da Polícia Civil do Paraná (PCPR), o usuário pode selecionar a doença e solicitar a inclusão no RG, apresentando o laudo médico.
Pessoas com deficiência e autismo também precisam apresentar a comprovação. A tipagem sanguínea deve ser comprovada por exame laboratorial.
Como solicitar
A solicitação da segunda via do documento, com os dados extras, deve ser feita pelo site da PCPR, na aba “documentos”.
Antes de iniciar o processo, o solicitante precisa ter todas as imagens no celular ou computador para poder anexar no sistema. A imagem de cada um dos documentos deve estar em formato .jpeg e com tamanho máximo de 5MB.
Números que podem ser inseridos através da segunda via:
- Cartão Nacional de Saúde
- Carteira profissional expedida por órgão ou entidade legalmente autorizada
- Número de Identificação Social
- Número do Programa de Integração Social ou Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público
- Carteira de Trabalho e Previdência Social
- Cadastro de Pessoa Física
- Carteira Nacional de Habilitação
- Título de Eleitor
- Certificado de Reservista