Deputado do Paraná propõe exigência da doação de órgãos de pessoas mortas por policiais

Deputado do Paraná propõe exigência da doação de órgãos de pessoas mortas por policiais
deputado federal Sargento Fahur (PSD)

Caso o projeto do parlamentar paranaense seja aprovado, a doação não dependerá do aval familiar em mortes causadas por “confrontos contra ações legítimas do Estado”.

Um projeto de lei que obriga a doação de órgãos das pessoas mortas por confrontos com policiais foi protocolado pelo deputado federal Sargento Fahur (PSD) na Câmara nesta semana.

CLIQUE AQUI E RECEBA NOTÍCIAS DO UBIRATÃ ONLINE EM SEU WHATSAPP

A intenção é alterar a lei de 1997, que exige a permissão de um parente sobre a doação de órgãos do ente próximo. Ou seja, caso o projeto do parlamentar paranaense seja aprovado, a doação não dependerá do aval familiar para casos em que a morte seja causada por “confrontos contra ações legítimas do Estado”.

Para ser apreciada no plenário, o texto ainda precisa da aprovação de comissões da Casa.

O texto surge enquanto o projeto de lei que trata da “doação presumida de órgãos” está prestes a ser votada no plenário da Câmara Federal. A ideia é fazer com que todo mundo seja doador, até que se pronuncie ao contrário.

Proposta dos deputados Maurício Carvalho (União-RO) e Marangoni (União-SP), o projeto ganhou força devido ao apoio dos familiares do apresentador Fausto Silva, que passou por um transplante de coração.

Compartilhe!