Newsletter Subscribe
Enter your email address below and subscribe to our newsletter
Enter your email address below and subscribe to our newsletter





A prisão de Graça Maria Silva de Souza ocorreu após uma denúncia sobre possíveis irregularidades envolvendo a destinação de alimentos dentro do presídio localizado em Benfica, na zona norte do Rio de Janeiro. A ação foi realizada por agentes da Secretaria de Estado de Polícia Penal (Seppen).
Conforme informação divulgada pela Empresa Brasil de Comunicação, a conversão da prisão em flagrante para preventiva foi obtida pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) na última quinta-feira, dia 22 de outubro de 2026.
Os itens encontrados no veículo da diretora não possuíam nota fiscal, termo de saída ou qualquer tipo de autorização Administrativo que justificasse a retirada dos produtos da unidade prisional.
Durante a abordagem, os agentes da Polícia Penal localizaram cerca de 70 quilos de alimentos no porta-malas do carro dirigido pela servidora. Entre os itens estavam carnes, frango, peixe, linguiça, queijos, frutas, leite, café, óleo e achocolatados.
Graça Maria Silva de Souza foi autuada em flagrante pelo crime de peculato, que ocorre quando um funcionário público desvia ou se apropria de bens aos quais tem acesso em razão do cargo. Após a prisão, a servidora foi exonerada de suas funções e a Polícia Penal instaurou um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar o caso.
Durante a audiência de custódia, o MPRJ defendeu a necessidade da prisão preventiva para a garantia da ordem Público.
Quem foi presa por desvio de alimentos? A diretora do Instituto Penal Oscar Stevenson, Graça Maria Silva de Souza.
Qual foi a quantidade de alimentos apreendida? Foram encontrados cerca de 70 quilos de mantimentos, incluindo carnes, laticínios e outros produtos básicos.
Qual o crime atribuído à diretora? Ela foi autuada pelo crime de peculato, que consiste no desvio ou apropriação de bens Público por funcionário público.
O que aconteceu com a servidora após a prisão? Além da prisão preventiva, ela foi exonerada do cargo e responde a um Processo Administrativo Disciplinar.
Onde ocorreu a suposta irregularidade? No Instituto Penal Oscar Stevenson, uma unidade prisional feminina situada em Benfica, na zona norte do Rio de Janeiro.