Fé: Terço dos Homens da Capela São Paulo completa três anos

No dia 06 de maio de 2014 um grupo de dezesseis participantes colocava em prática uma iniciativa do radialista Armando Oliveira Custódio, conhecido como Jabuti. Era então criado o Terço dos Homens, na Capela São Paulo, de Ubiratã.

A idéia foi inspirada em informações obtidas na Revista Santuário, de Aparecida, da qual Jabuti é representante na Paróquia de Ubiratã, pois lá ele viu registros desta idéia por diversas partes do Brasil.

1° encontro realizado no dia 06 de maio de 2014, com a presença de dezesseis participantes

Para implantar o Terço dos Homens na Capela São Paulo, Jabuti contou com o apoio do pároco, padre Elias. E com o apoio da secretária da Capela, Solange Ribeiro, foi definido o horário, o que inicialmente deu um pouco de trabalho, pois havia atividade nos horários mais adequados. Foi então definido que a Oração aconteceria às dezenove horas, na terça-feira. Desde então esse horário é reservado para o grupo de homens que se reúne para saudar a Maria, Mãe de Jesus Cristo, através da recitação do Terço.
Atualmente comparecem cerca de trinta participantes, quase todos com idade mais madura. Alguns jovens têm participado, mas a perseverança destes é menor, possivelmente devido a outros compromissos, seja em estudos ou outra atividade religiosa.
De acordo com o autor da iniciativa, o grupo não fica só na atividade contemplativa da Oração, mas também desenvolve ações fora da Capela, principalmente visitando famílias onde há pessoas enfermas; nestas ocasiões geralmente o grupo recita o terço, levando assim conforto humano e espiritual às famílias visitadas. Em outras ocasiões o grupo também realiza ações sociais, beneficiando pessoas que estejam passando por dificuldades.
Na prática o Terço dos Homens funciona da seguinte forma : em cada vez que o grupo se reúne uma pessoa assume como dirigente, cabendo-lhe a responsabilidade de puxador do Terço. Como a Oração acontece na terça-feira, medita-se os Mistérios Dolorosos, contemplando o padecimento de Cristo.

 

As Ave Marias são puxadas pelos participantes, começando pela primeira pessoa ao lado do dirigente, até que se complete a dezena, voltando para o dirigente. A próxima dezena de Ave Marias é recomeçada no ponto em que parou até que chegue à última pessoa, previamente combinado, quando então volta ao dirigente lá à frente, que continua a dezena. Na última dezena do Terço todos recitam juntos as dez Ave Marias.
Como o terceiro aniversário aconteceu no sábado, dia seis, a comemoração será na terça, dia nove. Após o terço a equipe vai se reunir na sala aos fundos da Capela, para uma breve confraternização, que deverá contar com a presença do titular da paróquia. O grupo também está preparando camisetas a serem usadas pelos participantes, sendo que há um forte desejo de participar do encontro nacional, que acontece em Aparecida, São Paulo.

Foto: Amauri Guimarães

Redação: Odair Roberto da Silva

Compartilhe!