Newsletter Subscribe
Enter your email address below and subscribe to our newsletter
Enter your email address below and subscribe to our newsletter







As obras da Ponte de Guaratuba, no litoral do Paraná, atingiram 70% de execução, segundo o boletim técnico de julho. Nesta etapa, foram realizados serviços de contenção no lado de Guaratuba, com solo grampeado, estaca raiz, tirantes e vigas de travamento, além da escavação para rebaixamento do morro no acesso à região de Caieiras.
O Consórcio Supervisor da obra prevê a movimentação de 200 mil metros cúbicos de terra entre escavação e aterro, além da execução de 50 mil metros quadrados de pavimentação, incluindo reforço das camadas de subleito, sub-base, base e revestimento asfáltico.
No lado de Guaratuba, a rotatória existente será remodelada para dividir o acesso ao centro da cidade e à praia de Caieiras. No acesso principal, o rebaixamento do morro e as contenções são feitos com técnicas que abrangem cerca de 10 mil metros quadrados de área.






Já no lado de Matinhos, as equipes avançam na drenagem e terraplenagem dos acessos que ligam a ponte à comunidade de Cabaraquara, próxima ao Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange.
No trecho estaiado, considerado o mais complexo, a infraestrutura das torres principais está finalizada. As primeiras aduelas típicas estão sendo concretadas pelo método dos balanços sucessivos. Em breve, será iniciada a instalação dos estaios. Confira, abaixo, como está o andamento da obra:
Até agora foram concretadas 58 estacas de um total previsto de 64, entre os trechos estaiado e pré-moldado. A fabricação e instalação das vigas longarinas e das pré-lajes seguem avançadas para compor a superestrutura da ponte.
Na superestrutura, a fabricação das vigas longarinas pré-moldadas segue avançada, com 117 estruturas produzidas e 96 lançadas nas travessas. No trecho pré-moldado, foram lançadas 10 das 23 pré-lajes previstas para toda a ponte, que recebem revestimento de pavimento para o tráfego de veículos.
Com 1.244 metros de extensão, a ponte terá quatro faixas de tráfego, faixas de segurança, barreiras de concreto, calçadas com ciclovia e guarda-corpos nas extremidades. O investimento é de R$ 386,9 milhões, com entrega prevista para abril de 2026.
Também seguem em andamento os acessos viários que ligarão a ponte à PR-412. Cerca de 940 metros no lado de Guaratuba e 880 metros em Matinhos garantirão fluidez ao tráfego e integração ao sistema viário, totalizando 3,07 km de extensão somando a ponte.
Segundo o governador Ratinho Junior, o projeto representa uma conquista para o Litoral. “Estamos trabalhando dia e noite para concluir esse projeto grandioso no ano que vem. Com 70% da obra concluída, a ponte já está gerando mais expectativa de quem passa na região, ainda mais com o anúncio das novas obras de duplicação de acesso a Guaratuba pela BR-101, após o acordo com Santa Catarina”, afirmou.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.