Enter your email address below and subscribe to our newsletter

Novas perguntas sobre os direitos do paciente são respondidas nesta edição

Novas perguntas sobre os direitos do paciente são respondidas nesta edição

Share your love

Em mais uma edição sobre os direitos assegurados pelo Estatuto do Paciente, que entrou em vigor recentemente, o MP Responde desta semana apresenta mais duas questões relacionadas ao tema. As dúvidas são esclarecidas pela Promotora de Justiça Simone Maria Tavarnaro Pereira, do Ministério Público do Paraná. Confira:

A equipe do hospital que me atendeu passou meu diagnóstico para um parente sem minha autorização. Isso não é proibido?

O médico me indicou um tratamento, mas não entendi a explicação dele. Posso exigir que ele explique de forma simples antes de eu aceitar esse tratamento?

Serviço à população – O MP Responde tem o formato de spot com aproximadamente um minuto de duração, nos quais procuradores e promotores de Justiça respondem perguntas relacionadas ao trabalho do Ministério Público e a assuntos jurídicos.

Os spots podem ser veiculados gratuitamente por qualquer rádio interessada. As perguntas são baseadas em questões da comunidade que chegam ao MPPR, e também é possível sugerir temas. Os contatos são o e-mail: [email protected] ou nossas redes sociais, no perfil @mpparana.

Podcasts – Os programas de rádio do MPPR também são disponibilizados nas plataformas Spotify e Apple.

Edições anteriores:

– Recebi indicação para uma cirurgia pelo SUS, mas estou com muito medo e insegura. Tenho o direito de pedir a avaliação e a opinião de um segundo médico da rede pública antes de decidir?

– Estou em tratamento médico. A pessoa de confiança que me acompanha no hospital tem o direito de fazer perguntas sobre tudo que está sendo feito no meu caso?

– Fui fazer exames mas meu acompanhante foi proibido de entrar. O hospital pode fazer isso?

– Precisei mudar de médico e pedi uma cópia do meu prontuário no posto de saúde, mas disseram que o documento não pode ser entregue. Isso está certo?

– Tenho uma doença grave, e o médico indicou um tratamento agressivo que eu não quero fazer. Sou obrigado a aceitar o tratamento proposto?

– A rua da minha casa alaga toda vez que chove forte. O Ministério Público pode ajudar a resolver esse problema?

– Os postes do meu bairro estão com lâmpadas queimadas, e a Prefeitura não troca. A quem eu devo recorrer?

Todas as edições

Source link

Compartilhe seu amor