Enter your email address below and subscribe to our newsletter

Novembro terá chuvas acima da média e variação de temperaturas no Paraná

Share your love

COMPARTILHAR ARTIGO

Novembro terá chuvas acima da média e variação de temperaturas no Paraná

O mês de novembro de 2026 deve ser marcado por volumes de chuva acima da média histórica em todas as regiões do Paraná, conforme previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), divulgada pelo portal Banda B. O cenário meteorológico é influenciado pelo fenômeno El Niño, que favorece a instabilidade na Região Sul do Brasil.

Além da precipitação, os paranaenses devem enfrentar uma oscilação frequente nas temperaturas. A previsão indica períodos de calor intercalados por dias mais amenos ou frios, mantendo as médias mensais próximas ou ligeiramente abaixo dos valores históricos para o período.

Instabilidade e variações climáticas

Segundo a meteorologista Bianca de Angelo, a instabilidade será provocada pela passagem frequente de frentes frias, áreas de instabilidade e Sistema de baixa pressão. O avanço de massas de ar frio sobre o estado causará quedas temporárias nas temperaturas, enquanto o transporte de calor e umidade deve favorecer a formação de tempestades.

Apesar da tendência de chuva acima da média, o Simepar ressalta que não haverá precipitação diária. A distribuição será irregular, com intervalos de tempo mais firme entre os episódios de chuva mais intensa.

Diferenças regionais

Os volumes de chuva e as médias de temperatura variam conforme a região do estado:

  • Volumes de chuva: Antonina, no Litoral, registra historicamente os maiores acumulados (200 a 225 mm), enquanto áreas próximas a Cerro Azul e Rio Negro apresentam os menores (75 a 100 mm).
  • Temperaturas: O extremo Oeste e o Noroeste do Paraná concentram as médias mais altas, podendo superar os 30°C em temperaturas máximas. Curitiba, General Carneiro e Palmas figuram entre as áreas com as menores médias térmicas do estado.

Leia também

COMPARTILHAR ARTIGO
fabioaugusto
REDAÇÃO: UBIRATÃ ONLINE - FÁBIO AUGUSTO CELESTINO

Desde 2003 trabalhando com notícias.

Artigos: 41891