Home / Esportes / Almanaque das súmulas: tem de tudo nos relatos dos árbitros do Brasileirão
6a

Almanaque das súmulas: tem de tudo nos relatos dos árbitros do Brasileirão

De avião de papel a picolé arremessado no campo, passando por gandula abusado e vestiário imundo, confira os fatos mais curiosos registrados nas Séries A, B, C e D

Latas de cerveja, avião de papel e até picolé dentro de campo. Torcedores animados abraçando goleiros. Gandulas abusados xingando goleiros. Até pedido de doação de órgãos em comemoração de gols. Aconteceu de tudo no Campeonato Brasileiro 2015. Neste fim de ano, é hora de vasculhar os relatos mais curiosos das súmulas das Séries A, B, C e D. Com a palavra, os árbitros.

SÉRIE A – CAMPEONATO BRASILEIRO DE 2015

Rodada 6 – Joinville 0 x 1 Corinthians – 06/06
“Relato que ao final da partida, um torcedor utilizando a camisa do Corinthians pulou o alambrado reservado para esta torcida, invadindo o campo em direção ao goleiro Cássio, número 12 da equipe do Corinthians, sendo que após esta invasão o mesmo lhe entregou a camisa de jogo e a luva. Informo que após este ato o invasor foi retirado e detido pelo policiamento da partida. Relato ainda que o invasor não havia sido identificado até o fechamento da súmula.”

Rodada 11 – Goiás 0 x 0 Corinthians – 05/07
“Logo após o término do primeiro tempo, um torcedor vindo da arquibancada onde encontrava-se a torcida do Corinthians e trajando uma camisa desta equipe, invadiu o campo e jogo indo em direção ao goleiro Cássio, abraçando-o. Após receber deste sua camisa, o referido torcedor saiu de campo, voltando à arquibancada da mesma forma que entrou, pulando o fosso.”
1a

Rodada 21 – Sport 0 x1 Flamengo – 30/08
“Aos 40 minutos do segundo tempo, quando a bola se encontrava fora de jogo, me foi entregue pelo jogador do Flamengo, sr. Alan Patrick Lorenço, nº 19, um avião de uma folha de papel tamanho A4 (gaivota de papel), que fora por ele encontrado dentro de campo, que todavia não conseguiu identificar de onde partiu. Frise-se que o fato não causou nenhum dano ao andamento da partida.”
2a

Rodada 25 – Grêmio 1 x 2 São Paulo – 13/09
“Ao se dirigir ao vestiário da arbitragem após o termino do jogo, na altura da zona mista, próximo a porta de acesso ao corredor que leva aos vestiários, tanto da equipe do Grêmio quanto da equipe de arbitragem, o Senhor Nestor Hein, vice-presidente jurídico do Grêmio, exatamente no momento em que passava a equipe de arbitragem, começou a gritar supostamente falando ao celular, sem olhar diretamente para a equipe de arbitragem as seguintes palavras: ‘Abriram a porteira, ladrão, filha da puta, sem vergonha.’”
3a

strong>Rodada 32 – Goiás 0 x 1 Cruzeiro – 25/10
“Informo que após o término da partida, quando os atletas da equipe do Goiás estavam se dirigindo às escadarias que dão acesso ao túnel do seu vestiário, foram arremessados alguns objetos (garrafas de água, copos e sapatos) na direção dos atletas, partindo do setor de arquibancadas onde estava localizada a torcida local. O fato foi contido pelo policiamento e não houve maiores danos.”

SÉRIE B

Rodada 19 – Paysandu 3×1 Oeste – 15/08

“Informo que após o gol da equipe do Paysandu, aos 16 min do primeiro tempo, o atleta de número 9, Leandro de Oliveira Noronha, ao comemorar seu gol, correu em direção ao seu banco de reservas, pegando com seu massagista uma camiseta e colocando na frente do seu peito, foi em direção à câmera de transmissão mostrando a camiseta com os seguintes dizeres “Ajude Shirley, doe órgãos.”

SÉRIE C Rodada 1 – Botafogo-SP 1 x 2 Salgueiro – 17/05

- “Informo que o quarto árbitro Eder Caxias Meneses, em sua ida nos vestiários para a coleta das relações dos jogadores, recebeu como cortesia do gerente de futebol da equipe do salgueiro 07 camisas, que foram entregues aos integrantes da equipe de arbitragem, ao delegado, tesoureiro e representante da Federação Paraibana de Futebol.”
4a
Rodada 4 – Caxias-RS 1 x 2 Brasil-RS – 07/06
“Ao final do primeiro tempo, expulsamos o gandula Diogo Godoy por ter um comportamento inadequado à sua função, ofendendo o goleiro da equipe do GE Brasil, chamando-o de ‘frangueiro’”.
5a

SÉRIE D

Rodada 5 – Colo Colo-BA 1 x 0 Globo-RN – 09/08
“Informo que o vestiário da arbitragem encontrava-se em péssimas condições de higiene, com o piso sujo, forte odor de urina no banheiro, sem iluminação, sem porta e sem água. Também não havia mesa e cadeiras de modo que a equipe de arbitragem teve que confeccionar a súmula da partida sentada no chão do vestiário. Devido a falta de água foi necessário que todo o quarteto atravessasse o campo para tomar banho no vestiário destinado a equipe local.”
6a
Quartas de final – Lajeadense-RS 1 x 1 River-PI – 12/10 (BOA)
“Aos 45 minutos do 1º tempo, expulsei o gandula Marciano Maciel Bica, por ter chutado o atleta de número 4 do River, sr Rafael Silva de Araujo, com o jogo paralisado para um lateral a favor do Lajeadense.”

“Aos 35 minutos do 2º tempo, expulsei o maqueiro Leandro Arend, por ter proferido as seguintes palavras para o atleta de número 13 da equipe do River, sr. Bruno Lopes Feitosa, que estava prestes a entrar na partida: ‘Sai da frente, seu bosta.’”

Semifinais – River-PI 2 x 0 Ypiranga – 24/10

“Aos 6 minutos do primeiro tempo da partida foi arremessado na área técnica da equipe do Ypiranga um picolé (sorvete) quando o jogo estava em andamento. Informo que tal objeto não atingiu nenhuma pessoa.”

“Aos 37 minutos do primeiro tempo da partida foram arremessadas três latas vazias de cerveja no campo de jogo, no momento que o jogo estava paralisado por motivo do gol da equipe do River, Informo que nenhuma pessoa foi atingida por tais objetos.”
7a

* Ilustrações: Mario Alberto
Fonte : Globo Esporte

Comentar