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Na Escola Doutor Gentil Toledo de Moraes Júnior são 157 alunos estudando em período integral - Valdir Silva
Na Escola Doutor Gentil Toledo de Moraes Júnior são 157 alunos estudando em período integral - Valdir Silva

Ensino integral em Ubiratã tem carga horária de atividades acima do que exige a lei

Com duas escolas municipais ofertando ensino em período integral: Escola Cleide Maria Zamprônio (144 alunos) e Escola Doutor Gentil Toledo de Moraes Júnior (157 alunos), Ubiratã já deu o primeiro passo para cumprir a proposta do Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece como meta para os próximos dez anos a educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender pelo menos 25% dos alunos do ensino básico. De acordo com a legislação vigente, para ser considerada educação em tempo integral, os estudantes precisam ter uma jornada de no mínimo 7 horas diárias na…

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Com duas escolas municipais ofertando ensino em período integral: Escola Cleide Maria Zamprônio (144 alunos) e Escola Doutor Gentil Toledo de Moraes Júnior (157 alunos), Ubiratã já deu o primeiro passo para cumprir a proposta do Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece como meta para os próximos dez anos a educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender pelo menos 25% dos alunos do ensino básico.

De acordo com a legislação vigente, para ser considerada educação em tempo integral, os estudantes precisam ter uma jornada de no mínimo 7 horas diárias na educação básica (ensinos infantil, fundamental e médio). Na educação regular, são apenas 4 horas por dia de atividades na escola.

Até o ano passado, as escolas ubiratanenses que ofertam o ensino em período integral tinham atividades até às 16 horas, o que correspondia a 8 horas diárias – uma hora a mais do que o exigido -, porém, a partir de 2015, o horário de atendimento será até as 15:30 horas (correspondendo a 7 horas e meia de atividades), ainda acima do que determina a lei. De acordo com a secretária de Educação e Cultura Inês Bento, essa mudança é necessária para que os professores tenham um período (na escola) para a hora-atividade. “Desse modo, os professores terão um tempo a mais para preparar as atividades extracurriculares (culturais, recreativas, artísticas, esportivas) que serão aplicadas com os alunos”, explicou.

As aulas de música são um dos grandes diferenciais na Escola Cleide Maria Zamprônio - Valdir Silva

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