Home / Região / Imóveis com focos de dengue serão multados
Imóveis com focos de dengue serão multados
Imóveis com focos de dengue serão multados

Imóveis com focos de dengue serão multados

Para conter a infestação do mosquito transmissor da dengue e evitar uma possível epidemia da doença, a Secretaria Municipal de Saúde de Goioerê está adotando medidas mais severas para evitar a proliferação do mosquito da dengue.

Além das ações de rotinas como vistorias e eliminação de focos, também está sendo aplicadas multas aos responsáveis dos imóveis onde forem encontrados focos ou até mesmo ambientes propícios a proliferação do Aedes Aegipty.

Centenas de proprietários de imóveis já foram notificados para realizar a eliminação dos criadouros do mosquito. A coordenadora do Programa de Combate a Endemias Rosely Maccari, informa que três dias após a notificação é realizada uma nova vistoria no local, e se persistir o problema imediatamente o caso é repassado para a Vigilância Sanitária para efetuar a multa.

O valor da multa corresponde a 50% do valor da URM (em torno de R$ 96,00), valor que dobra em caso de reincidência, podendo chegar a quase R$ 1.100,00 e até a cassação do alvará de funcionamento, em caso de estabelecimento comercial.

A lei prevê que os proprietários, locatários, possuidores ou responsáveis a qualquer título de imóveis, com ou sem edificação, são obrigados a adotar medidas necessárias à manutenção destes bens de forma a mantê-los limpos, sem acúmulo de lixo, entulhos e demais materiais inservíveis, e a evitar quaisquer outras condições que propiciem a presença e proliferação do mosquito transmissor da dengue ou quaisquer outros mosquitos, transmissores de moléstias ao ser humano.

Em Goioerê o último levantamento mostra um índice de infestação de 2,5%, ou seja, de cada 40 imóveis, um tem foco do mosquito transmissor da dengue. “Estamos em estado de alerta para evitar uma nova epidemia de dengue na nossa cidade, muitos focos estão sendo encontrados nas residências e principalmente nos terrenos baldios, portanto precisamos da colaboração de toda a população. Estamos em guerra contra o mosquito da dengue”, declarou o secretário de Saúde, Adilson de Brito. (Da Assessoria).

Comentar