Enter your email address below and subscribe to our newsletter

Imagem ilustrativa

Papa Leo pede a bispos franceses que erradiquem o ‘flagelo’ do abuso em visita a Lourdes

Share your love

COMPARTILHAR ARTIGO

Durante encontro privado em Lourdes, Papa Leo pediu 'a maior vigilância' aos bispos para erradicar abusos; investigação de 2021 estimou cerca de 330.000 vítimas na France.

Em visita oficial de quatro dias à France, Papa Leo pediu aos bispos franceses que erradiquem o "flagelo" do abuso sexual na Igreja Católica, durante um encontro privado no Santuário de Nossa Senhora de Lourdes.

O apelo foi feito na terceira jornada da visita e antecedeu um encontro particular com sobreviventes de abuso. As falas foram proferidas em reunião fechada e divulgadas depois à imprensa.

O que disse o Papa

Ao se dirigir aos bispos, o pontífice afirmou: “Vocês enfrentaram com determinação o doloroso flagelo do abuso de menores cometido por membros do clero ou no âmbito eclesial. É importante perseverar no caminho que começaram, mantendo a maior vigilância.” Antes da reunião, o Papa celebrou missa diante de milhares de fiéis em Lourdes.

Contexto e números

Uma investigação de 2021 concluiu que, ao longo de 70 anos, aproximadamente 330.000 pessoas foram vítimas de abuso sexual quando crianças na France, por membros do clero ou por leigos ligados à Igreja, segundo a BBC.

A reportagem também registra queda na frequência religiosa na France — de 35% da população em 1960 para menos de 5% atualmente — e redução no número de padres, de 25.000 em 1990 para menos de 9.000. Em paralelo, o número de batismos de adultos mais que dobrou em cinco anos, atingindo 10.000 em 2025.

Agenda da visita

No dia anterior à cerimônia em Lourdes, o Papa reuniu multidões em Paris: uma estimativa apontou 700.000 pessoas na Place de la Concorde, e ele percorreu a Champs-Élysées em papamóvel, cumprimentando fiéis. Na agenda da visita também constou um encontro com o President Emmanuel Macron.

Mais tarde em Lourdes, estava previsto que o Papa se reunisse com funcionários e residentes de uma unidade de saúde do santuário e participasse de uma procissão de tochas à noite. A visita é a primeira oficial do pontífice à France desde sua escolha para liderar a Igreja Católica em maio de 2025.

COMPARTILHAR ARTIGO
fabioaugusto
REDAÇÃO: UBIRATÃ ONLINE - FÁBIO AUGUSTO CELESTINO

Desde 2003 trabalhando com notícias.

Artigos: 40280